segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Visão e o Preconceito


O difícil do Blog é que , quando você tem tempo, não tem inspiração, quando tem inspiração, não tem tempo. Mas, não vou deixar a peteca cair, e, vou dar uma paradinha e por na tela, todas as coisas que me desafiam, me angustiam e me intrigam.


Seguindo na série é melhor ser alegre do que ser triste, quero escrever hoje sobre uma coisa muito chata que temos entre nós. E, esta coisa chata se chama visão preconcebida. E, mais especificamente, essa visão preconcebida que não nos permite viver na totalidade de nosso ser.

Senão, vejamos...



Conta-se que numa tarde nublada e fria, duas crianças patinavam, sem preocupação, sobre um lago congelado.

De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.
A outra, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo da camada de gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, até que conseguiu quebrá-la e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
"Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!"
Naquele instante apareceu um ancião e disse: "Eu sei como ele conseguiu."
Todos perguntaram: "como?"
E o ancião respondeu: "Não havia nenhum adulto por perto para lhe dizer que não conseguiria fazer!"

Muitos de nós somos demasiadamente influenciáveis pelos que nos rodeiam:
O que devemos levar em conta, nesse contexto, é que nem todas as pessoas têm a mesma disposição e a mesma visão das situações. O que para uma parece impossível, para a outra é de fácil concretização.

Assim, as idéias preconcebidas se criam, e, se alojam em nós. Mais um exemplo ? Este é do famoso filósofo Lao Tsé, uma frase incrível dele: “ E, por não saber que era impossível, foi lá e fez...”

Ou seja, estamos todos os dias vivendo de idéias que foram criadas antes de nascermos. E, apenas ficamos aprisionados nelas. Sabem, uma coisa assim, que nem The Matrix... “ A colher não existe”, e, não existe mesmo. Nós existimos, nós sentimos, nós vivemos e amamos. Mas, e essas idéias preconcebidas ? E, quais seriam hoje?
mala_dinheiro.jpg

-Dinheiro, dinheiro, dinheiro : você tem que ter... Tem que ser alguma coisa na vida... Gerente executivo de multi nacional... E se não for? Vai ficar triste com a vida que leva? Vai desprezar os amigos que tem? Tsc Tsc Tsc...
Novamente, os clássicos chineses nos socorrem:

"Mesmo que tenhas dez mil plantações, só podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite."
(Provérbio chinês)
casal_beijo.jpg

Amor : Bem, as novelas de teve e diversos filmes deturparam demais o que podem ser os relacionamentos.... E, nos dois lados, masculino e feminino, a coisa ficou bem difícil
Os homens, para provar sua virilidade, têm que ter diversos relacionamentos, melhor ainda, quando o objetivo é alcançado, deve-se descartar a parceira...
As mulheres, por seu lado, passaram a não confiar mais nos homens, de forma alguma, sempre com a mesma idéia fixa: “ Eles não querem nada sério” e, tanto foi, que elas também passaram a fazer igual e não querer mais nada sério. Assim, o que começou a ocorrer? O pessoal começou a “Ficar”, classificar tudo como passageiro e não querer mais nada sério.
O pior de tudo é que, nos dias de hoje, esse preconceito já está de uma forma tão arraigada que ninguém mais considera um relacionamento como duradouro, mas, apenas como algo passageiro, um passatempo, uma diversão e só.
E, pasmem... Existe uma torcida generalizada para que não dê certo mesmo. Você já percebeu como suas “amigas” ficam torcendo contra, quando você engatou um relacionamento sério? Pois é... Fruto dessa concepção... E, uma pontinha de mesquinharia, já que, se elas não podem ser felizes, por que você poderia ???
Pois muito bem, não existe maior dom, maior habilidade, não conquistar uma mulher a cada dia, mas, conquistar a mesma, dia após dia, com manifestações de amor e carinho sempre diferentes, surpreendentes e inventivas.
chaplin-modern-times50.jpg

-Carreira: De novo, voltamos ao mesmo ponto do dinheiro: Você tem que ter um cargo, tem que ser alguém, tem que se destacar...
Pois bem... A luta pela vida está, a cada dia, mais violenta, mais acirrada. Na verdade, é culpa de todo o planeta, que passa por um período de crise muito grande. Gente demais, trabalho de menos, dinheiro de menos, educação de menos e saúde de menos. Então, toda esse estigma de luta, de batalha, nos faz ver apenas um objetivo: Vencer e ganhar dinheiro... Estar no topo e dar ordens, já que o segundo lugar é o primeiro perdedor... Pois é... Só que, já dizia Confúcio: “ Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida” e, é isto que está acontecendo agora, as pessoas estão insatisfeitas com o que fazem, trabalham demasiadamente, o dinheiro nunca rende e estão quase sempre desmotivadas. E, pior, estão contraindo doenças de trabalhar dessa forma, tanto físicas quanto psicológicas, síndrome do pânico e por aí vai...
E, aí, me ajuda mais um oriental, mas este, brasileiro, Roberto Shinyashiki :

“ A felicidade profissional vem quando trabalhamos em algo que verdadeiramente tem a ver com nossa vocação. Quando não trabalhamos de acordo com nossa missão pessoal, ficamos irritados, de mau humor, entediados e, por conseqüência, não conseguimos servir a ninguém.

Um artista pode trabalhar como bancário, mas terá de ser “um bancário artístico” para não perder o amor à vida e ao trabalho. Se lutar contra sua essência e apagar sua sensibilidade, fará um grande mal a si próprio e, provavelmente, não conseguirá economizar dinheiro para se tornar artista 24 horas por dia. ”

Assim, procure fazer o que você gosta, mesmo se parecer que não vai dar dinheiro, que não vai entrar grana... Na verdade, ir contra sua vocação só irá fazer você gastar energia e esforço com algo que não vai trazer retorno, nem como satisfação e muito menos financeiro.

Dinheiro... É muito bom quando a gente o usa, mas é péssimo quando ele começa a nos usar... É... Ele é um ótimo criado, mas, um péssimo patrão.
casal.jpg

Quanto a amar, não tenha vergonha de ser de alguém, não entre na onda, só para ficar na moda, permita-se ser feliz... E saiba que o amor pode acontecer, pode ser verdadeiro, duradouro, forte e fazer você viver melhor. Mas, dê-se a chance de ser feliz e fazer a outra pessoa feliz... Saiba, nenhum caminho é sem volta, nada existe que não possa ser desfeito(a não ser a morte, mas...), então, revise seu coração, revise suas atitudes, pois quem ama sempre espera, espera pela volta, pelo perdão, por tudo que pode ser... E, ainda não foi.

3 comentários:

  1. sobre a influencia negativa dos que nos rodeiam, lembrei da competição dos sapos ... lembra dessa ?

    "Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma
    grande torre, e atrás havia uma multidão, muita gente para
    torcer por eles.

    Começou a competição. A multidão dizia: "Não vão conseguir,
    não vão conseguir!"... E os sapinhos iam desistindo um por um,
    menos um que continuava subindo...

    Ai aclamava a multidão: "Vocês não vão conseguir, vocês não
    vão conseguir", e os sapinhos iam desistindo um por um, menos
    um que subia tranqüilo.

    Ao final da competição, todos desistiram menos aquele.

    Todo mundo queria saber o que aconteceu, e quando foram a
    perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim,
    ficaram sabendo que ele era SURDO!!!"

    ResponderExcluir
  2. Confúcio: “ Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”

    Amei, agora sei porque não me vejo fazendo outra coisa.

    Muitas vezes troco minhas folgas por um dia de trabalho. Este provérbio me disse mais do que qualquer teste vocacional que tenha veito.

    * * *

    Não conhecia a história dos "sapinhos".

    Realmente, poluimos nossos ouvidos com muitas informações que acabam mais atrapalhando do que nos edificando.

    Valeu Marianne!

    ResponderExcluir
  3. 'Ser Feliz é uma responsabilidade muito grande... Pouca gente tem coragem!!!'

    ResponderExcluir