segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ai de ti Fariseus...


Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico.A palavra Fariseu têm o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

Jesus já dizia: Sois como belos sepulcros caiados, belos e ornados por fora, mas cheios de podridão e decadência por dentro.

Também os fariseus adoravam achar defeitos nos outros, "Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? "

E, sendo assim, julgando os outros, Jesus também diz "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."

Mas... E hoje ??? Quem seriam os fariseus hoje?
Certamente aqueles que reparam no cordão desamarrado do sapato do vizinho, mas nem veêm o buraco que está em seus próprios pés.

Aqueles que batem no peito e dizem: Eu sou honesto!!! Mas, sonegam com caixa dois e jeitinhos.

Aqueles que sentam nos primeiros bancos da igreja no domingo, mas, que tem uma conduta nem um pouco cristã fora dali.

Aqueles que apontam o dedo na cara e dizem: És vigarista!!! Mas, se esquecem de todos os "jeitinhos" que tiveram que dar para chegar até aqui...

Aqueles que dizem: És falso!!! Mas, esquecem os documentos que eles mesmo falsificaram...

Aqueles que dizem: Teu testemunho não vale!!! Mas, esquecem de quantos testemunharam em falso para eles...

Aqueles que dizem: És de classe inferior a mim!!! Mas, esquecem da estagnação em que vivem...

Aqueles que dizem: Não prestas para nada!!! Mas, esquecem o quanto fui prestativo durante todo o tempo...

Aqueles que dizem: Não vales nada!!!

Mas, esquecem que esse julgamento é passageiro, e, que o tempo mostrará quem tem valor...


Por isso digo... Ai de ti Fariseus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário