segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os Homens Atravancam o Meu Caminho

myk2.jpg
Uma besta montada noutra ?!?

Mas, eles passarão e eu... Passarinho.

Nessas sábias palavras de Mário Quintana, começo escrevendo hoje sobre algo muito chato: A ignorância do povo.
Não... Não me refiro ao saber ilustrado. Não tem a ver com a preferência pelo Big Brother em detrimento a uma peça cultural mais erudita, como talvez, Fausto, de Goethe, ou Hamlet, de Shakespeare. Mas, da ignorância como ser humano e de um comportamento pior que animalesco.
Sempre foi dito que "por favor" e "obrigado" fazem muito bem. Realmente fazem. Mas, hoje, o que nós estamos vivenciando?
Coisas mais ou menos assim:


  • Paramos na vaga de deficiente físico.


  • Deixamos aquela senhora de 80, 90 anos em pé no ônibus.


  • Na fila, então, necas... Ninguém passa a frente, pode estar com criança no colo ou grávida.


  • No trânsito, dane-se, não vou dar passagem pra "nêgo nenhum"


Quebras de etiqueta, agindo assim, apenas estamos conseguindo aumentar a intolerância, já que, se gentileza gera gentileza, estupidez gera mais estupidez. E, a coisa vai indo, fermentando, aumentando, até termos casos de morte por motivos fúteis e banais. Ou será que tantas brigas de trânsito, como começaram?
É estranho, mas, de onde vem esse comportamento? De onde vem essa estupidez que hoje grassa em nosso mundo? Destes tempos de ganância desmedida, de individualismo atroz, de transferência de responsabilidades(irresponsabilidade, na verdade).

É triste, mas é verdade, todos querem ir para o céu, mas ninguém quer morrer. Todos falam em Jesus, mas se esquecem de praticar. Todos se dizem iluminados, mas, não vêem a um palmo adiante do nariz. É, segue a turba, sem ver para onde caminha. Andando direto ao precipício. É... Assim caminha a humanidade. E, nesse momento, me socorre Albert Einstein, genial cientista, quando diz: "
Somente duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira."
Agora, como ocorrem essas atrocidades ? De toda a forma, os atos estúpidos são baseados em diferenças de visão. Tipo: Alguns são educados a poder tudo, a fazer tudo, a não precisar dar respostas à ninguém. E aí, se criam os conflitos. Essa truculência toda gera ações contrárias, já que a toda ação corresponde uma reação de igual força mas de sentido contrário. E, nessa falta de visão, de empatia pela dor alheia, que causa muitos desses cidadãos agirem assim, temos pessoas que, vivendo fora da percepção da realidade, literalmente, tomam banho de lodo e acham que estão se lavando, tentam apagar incêndios com gasolina, e acham que vão conseguir. Mas, não... Apenas o que vão conseguir é gerar mais ódio, ressentimento e revolta. E, por conta dessas ações, mesmo agindo com truculência, o seu caminho, ao invés de ser mais fácil, será o mais difícil, já que, contará com toda a força contrária dos atos estúpidos já praticados.

É meus amigos... Pensem bem sobre seus atos. Pensem bem sobre coisas que se voltam contra vocês. Não seria a volta da estupidez praticada? E, principalmente, tenham empatia e não sejam estúpidos uns com os outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário