segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Viver e Existir



É... Existe uma diferença. Aliás, várias diferenças entre viver e existir... Senão, vejamos:



  • Começamos de manhã... 7 horas da manhã, começa a tocar aquele rádio relógio maldito... Péeee... Péeee... Péeee...




  • Não... Acordar... Levantar... Sair da cama... Tava tão bom... Mas, não... Temos que levantar... E, ir trabalhar... Sim... Trabalho...




  • É... Ir para a firma, e, ter que lidar com aquele pessoal que eu não agüento..., fazer tudo o que eu não suporto... Não... Não... Isso não é pra mim... Mas, foi o que sobrou, não tenho saída... Vou ter que agüentar...




  • Meio dia... É, ter que almoçar, com toda a turma... É, toda aquela cambada de manés que só fazem falar mal pelas costas e puxar tapete... Ohhh... Passa logo tarde, passa logo...




  • A tarde passa... Lenta, lenta, lenta... Mas, eu me vingo também, empurrando todo aquele trabalho com a barriga. Se não é o que eu gosto, também não vou dar tudo de mim...




  • 18:20, graças a Deus, terminou tudo... E, já posso ir correndo para casa... Sim, mas não sem antes passar no supermercado....




  • Enfrentar algumas filas, que acabam por destruir o resto do meu bom humor...




  • E, finalmente, chegar em casa...




  • Sim... Casa, finalmente... Lar doce lar... Vazio, silencioso, sem ninguém, ninguém, apenas eu, eu, eu... Silêncio, não fosse pela tv que eu ligo bem alta...




  • E, começo a falar sozinha, sim, para tentar afastar a idéia... Sim, a idéia que estou só... Sem ninguém... Começo a rir... A chorar... Não... Vou na cozinha, ainda deve ter sorvete no freezer... Sim, sorvete, meu companheiro de todas as horas...




  • E finalmente, já são 23:50, hora de desabar na cama... Na grande cama de casal, que é tão grande, tão gelada, tão cheia de mim mesma...




E, assim as coisas vão... Assim continua a história, apenas se repetindo. Dia após dia.



E você, acha que isso é viver? Você acha que viver é apenas passar os dias até o dia de bater as botas???


Tsc Tsc Tsc... Me desculpe, mas, você não vive faz algum tempo. Não, você apenas existe. E, existir não é viver.



Existir é ter uma rotina de robô. Sim, fazer tudo automaticamente, tudo nessa rotina, nessa sufocante rotina. E, você parece presa, sim, presa, como se numa prisão sem barras, sem grades, sem portas, nem janelas. Destinada a fazer o que não gosta, na companhia de quem não suporta, dia após dia, até o derradeiro final.


Agora a diferença... O que é viver?



Muito simples... Viver é:





  • Pela manhã, depois de levantar da cama, na rua, respirar bem fundo, sentir o cheiro do orvalho quando aquecido pelo sol... Nossa, há quanto tempo você não faz isso?




  • Chegando no trabalho, que tal tomar um cafezinho com a tia da limpeza. Sim, aquela simpática senhora, que, se não é culta, pelo menos não é cobra e não vai lhe puxar o tapete, ou lhe trairar...




  • E, ouvir as histórias da tia da limpeza, a qual ela se orgulha tanto de contar.




  • Bem, depois disso, direto pro escritório, baixar a cabeça, e, principalmente, não ouvir as fofocas alheias, e, não participar delas, é claro...




  • Ao meio dia, procurar ali no refeitório, sim, a tia da cozinha, se ela guardou aquela coxinha de galinha frita, que você gosta tanto, que é claro, a tia guardou em troca daquela barra de chocolate que você levou para ela...




  • Depois do almoço, comer bergamota no sol e lagartear... Hummm... É tão bom lagartear...




  • A tarde, hora de fazer serviços. E, se oferecer para fazer o serviço do boy, se ele não conseguir é claro. Sim... Sair, dar uma volta, respirar ar puro e ver gente. E, ficar longe das más línguas, principalmente.




  • 18:20, Yuuupiii... Hora de sair, ir correndo na quitanda do japonês, onde se pode comprar gengibre, raízes, brócolis, e até produtos orgânicos. Fila??? Naaaaa...




  • Às 19:00, em casa, a secretária eletrônica com recados daquele rapaz que, por pura arte do acaso, você conheceu numa confeitaria, quando estava com outro rapaz, e, por puro acidente, seus olhares se cruzaram, seus assuntos se completaram e seus telefones se trocaram...




  • Hummm... A noite promete...





Que coisa hein??? Parece a mesma coisa, não? Parece quase igual, mas, não é... Viver é desfrutar os dias, aproveitar as horas, saborear os instantes... E, por mais parecidos que possam ser, viver é existir com amor... Existir é viver sem amor...



Pois então... Amem bastante. E vivam. Principalmente vivam e deixem de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário