sábado, 17 de janeiro de 2009

Obama, o Salvador da Pátria ???


Não é do meu feitio comentar sobre política internacional. Mas, visto o que tem ocorrido recentemente, não há como escapar da política internacional.E, sobre quem mais comentaria, senão sobre o mais comentado, Barack Hussein Obama.
Obama, menino estranho, que diz lembrar-se de sua infância com espanto, já que ninguém à sua volta era como ele: Sua mãe era branca como leite e ele era bastante moreno. Filho de uma americana de ascendência irlandesa e de um estudante queniano de intercâmbio, sua juventude foi das mais interessantes, tendo viajado por diversos lugares. Sua mãe divorciou-se de seu pai e anos mais tarde, casou-se com um indonésio, tendo ido morar na Indonésia, na época do governo do ditador Suharto.
Essa vida aventureira ajudou a moldar um caráter trabalhador. E, olhando assim, vemos como Obama se identifica com a massa: É o garoto pobre, que, com muito esforço, consegue chegar ao seu lugar ao sol. Ele foi o primeiro afro-americano a ser diretor da revista de direito da universidade de Harvard. E, isso foi só o início de uma carreira que o levaria ao topo do mundo(a presidência dos EUA).
Agora, vemos pelo mundo afora manifestações de comoção por sua eleição. Até o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o parabenizou pela vitória. Logo o Irã, opositor dos EUA de longa data...
Claro que sua eleição vem a ser um sopro de esperança numa América combalida. Bush perdeu o controle do desemprego no ano passado: de 4,9% em janeiro, a taxa cresceu 2,3 pontos percentuais até dezembro.
Sobreveio a crise imobiliária e das hipotecas. Os EUA mergulhados numa guerra sem razão e sem futuro (Iraque, o Vietnã de Bush). Então, com todos esses fatores, tudo estava desgastado. Mesmo McCain e Sarah Palin foram apenas fazer figuração. Não havia chance para eles. O show era de Obama.
E, justamente por isso. Por uma crise de esperança. Falta dela, na verdade. Um governo desacreditado, os republicanos desacreditados, então... Eis que surge o salvador da pátria, um menino pobre e afro-descendente, que com muito trabalho duro, galgou todos os degraus até chegar ao máximo. Até nosso presidente, Luís Inácio Lula, se comparou a Obama. E, realmente, existem muitas semelhanças: Infância pobre, muita lutas, muito trabalho.
E, no nosso caso, também uma crise de esperança. Quando Lula foi eleito presidente, ele já estava no páreo há 3 eleições presidenciais. Desde 89 tentava, sem sucesso, a presidência. O que mudou??? Lula ??? Não... O Brasil, e, principalmente a cabeça dos eleitores, que exauridos de qualquer esperança, resolveram dar a chance ao Lula, que já estava há tanto tempo correndo por fora...
O que ocorreu depois com Lula, foi que, seu governo conseguiu navegar em águas plácidas e calmas. Na verdade, não houve grandes crises internacionais, quanto as que abalaram o governo FHC(Tailândia, México, Rússia, apenas para citar algumas). Assim, ele continuou a política neo liberal de FHC, mas, sem o agravante das crises internacionais, o que lhe possibilitou investir no social. Em diversos programas que já existiam na administração anterior, com novos nomes agora. Em suma, trocou-se o seis pelo meio dúzia e, todos ficaram felizes, achando-o o presidente ideal. Tanto que passados mais de seis anos de mandato, sua aceitação é de mais de 60%.
Agora, voltemos a Obama. Os EUA, um país em crise, fora a financeira, uma crise de esperança. Essa sim a maior. E, eis que aparece uma figura que poderá dar esperança de novo ao povo. Obama então é alçado ao posto mais destacado do mundo todo. O presidente do país que é xerife do mundo. A esperança está renovada. "Yes We Can!" foi o mote de sua campanha. E, com esse discurso e essa postura, do salvador da pátria, do capitão da esperança, que os americanos depositaram nele a confiança de dirigir seus destinos pelos próximos quatro anos. Agora, vendo pelo nosso exemplo, no qual nosso presidente continuou na mesma política de seu antecessor, apenas com leves mudanças de discurso, será que Obama vai ser tão diferente do que foi Bush ??? Num estado guerreiro como são os EUA, que literalmente vivem dos conflitos armados que eles mesmo semeiam (já que sua indústria bélica tem que ser justificada), um país onde os direitos sociais a cada dia ficam menores(afinal, o estado tem que ser enxuto, previdência e seguros sociais... Nahhh), o que esperar de uma situação assim ???
Esperar pelo Super Obama ??? Não creio... Talvez Obama seja o salvador da pátria sim. Mas, não do resto do mundo. Dos EUA. Talvez. Mas não Brasil, não da América Latina. E muito menos do oriente médio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário