segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Do mundo, nada se leva...


Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;
pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem
Mateus 16:24 ; 28

Pois é meus amigos, é interessante observar nossas ações. Afinal, temos este título, e, o contraponto é dado por esta passagem bíblica: De que adianta ao homem ganhar o mundo, se, no processo, perdeu sua alma? E... O mundo não vai ficar para nós, não... Aliás, nada se leva do mundo. Nós seremos apenas uma lembrança, um pensamento. Isso, se alguém pensar e se lembrar de nós...
Mas, vamos nos ater ao que nos faz pensar que seremos eternos. A rotina. Isso. A rotina nos faz pensar apenas em nossa vidinha, no dia-a-dia, sem nos preocuparmos com o que está por vir. Morte?!? Não, isso só acontece com os outros.... Doenças??? Nahhh... Só com o vizinho. E assim, nós vamos levando nossa existencia, dia após dia, apenas preenchendo o tempo que nos resta até aquele fatídico dia. Sim... Aquele dia... Em que todos vão acordar... Mas, nós não...

Na sua vida, tente vivê-la sempre ao máximo.

charles_dickens_3.jpg
Charles Dickens - Genial autor inglês


Pois é... E, talvez haja choro. Talvez o pessoal sinta falta. Bom, muitos vão dizer: Canalha, já vai tarde. É... Mas, fatalmente, vai acontecer. E aí??? Bem, depois de bater as botas, eu não sei dizer, mas, tomando emprestado o grande gênio de Charles Dickens, que, com seu Conto de Natal fez uma crítica profunda à ganância e à desumanidade em que as pessoas viviam na era pré revolução industrial(bem... Vivemos até hoje...), com a experiência sobrenatural do avarento Ebenezer Scrooge, que, graças à intervenção dos fantasmas do natal, começou a mudar seu modo de viver.
Claro que vocês, meus amigos, são diferentes. Ebenezer era avarento, impiedoso e mau. Nós, acho que não chegamos a tanto. Mas, cometemos nossos pecados. Senão, vejamos:



  • Aquele carinho, na sua esposa, namorada, amada amante, amiga especial... Faça agora... Não espere... Não fique naquela: Ahhh, amanhã eu faço, vou ter tempo... Não... Para o bem, para o amor, para a caridade e o bem fazer, nunca há tempo. As coisas todas estão em movimento, sempre, e, uma oportunidade perdida... Não volta mais... Depois, quando estiver cheio de flores, no paletó de madeira, comendo capim pela raiz, não adianta chorar. E, se você não der atenção, alguém certamente dará. Sempre... Então, cuide bem do seu amor.




  • Seu pai, sua mãe. Agora... Não espere para amanhã. Diga agora: Eu amo vocês!!! Talvez amanhã seja tarde demais. Claro que eles sabem disso. Mas, não custa nada dizer. Por que, tudo o que não se falar, ficará silenciado para sempre.




  • Seus filhos, tenha tempo para eles. Sim... A pior coisa são pais(e mães) ausentes. As crias da televisão não são boas. E, claro que se você deixar, outros vão adotar seus filhos... Pedófilos talvez, traficantes talvez, bom... Por aí...




  • Aquela roupa especial, aqueles sapatos de ocasião... Quem sabe se você vai poder usá-los quando espera... Use-os com você, para se sentir bem. Use-os agora... Enquanto pode andar, com suas duas pernas.




  • Trabalho, trabalho, trabalho... Hummm... Trabalhar é bom, mas, se você inverter os valores, dará mais importância a uma parte de sua vida e vai relegar o resto ao segundo lugar... Mas, tanta dedicação, será que vale a pena? Depois a firma é comprada por um conglomerado multinacional e fazem uma limpa... É... Seus anos de dedicação vão pelo ralo, pra não dizer pelo vaso sanitário...




  • E, finalmente, você, moça de bom coração, mas, de cabeça vazia... Não fique como alguém que foi numa loja e ficou indecisa ao comprar sapatos. Não... Amores não são sapatos... E, ficar escolhendo não vai levar você a lugar algum. Aliás, apenas a perda de tempo. Tempo que podia ser amada, acariciada, mimada. Mas, por sua indecisão e estultice, ficar em cima do muro será apenas perda de precioso tempo. Depois, quando as varizes povoarem suas pernas, as rugas sua face, e os cabelos brancos sua cabeça... Aí vai ser tarde.






Assim, meus amigos, tenham tempo para o que importa. Afinal, na vida, só existem duas coisas que não voltam: o tempo perdido e as oportunidades de amar. O resto, tudo se recupera: Dinheiro, carro, emprego, casa. Tudo que é material é reconstituível. O que é espiritual e emocional... Não.



Felicidades e vivam bem. Afinal, nós só pensamos nesses assuntos, quando estamos enfrentando situações de perda. E, eu estou enfrentando algo assim, e, não quero isso para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário