segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A solidão que nos envolve


O Homem está mais só no meio de uma multidão do que no alto de uma montanha (Provérbio árabe)

Meus caros, assim, começo a escrever sobre a solidão. E, penso que, de todas as solidões, a pior é aquela solidão acompanhada, como no provérbio acima.

Saber-se estar entre seus iguais, e, mesmo assim, ser diferente. Saber-se entre os entes queridos, e, mesmo assim, sentir-se mal amado. Saber-se entre os que falam a sua língua, e, sentir-se estrangeiro.

E, como isso ocorre hoje em dia. Estar no meio de gente, e, mesmo assim, ser solitário(a). É incrível, parece que todos a volta, tão enclausurados em seus próprios problemas, vidinhas e egoísmo, nunca tem tempo para nos escutar. E, se escutam, não dão atenção.

A tortura desse silêncio ruidoso, vai nos fechando em um casulo, um casulo de solidão, onde sabemos, que a cada dia, nossa vida interessa cada vez mais somente a nós e menos a qualquer um. Sentindo-se assim, o que vai acontecendo, é a solidão acompanhada, onde, os outros não escutam nossos gritos. Sim, pois gritamos, e, passamos adiante nosso descontentamento. Esses gritos são nossas atitudes, último recurso, grito silencioso, na esperança que outros possam sentir e nos ouvir. Ouvir sim, dar atenção a nossos desejos, a nossos anseios, que, essa solidão acompanhada não permite.

Então, todo esse sentimento, toda essa revolta, se vira contra nós e contra nosso meio. Enfim, ficamos mais fechados aos outros também, apáticos com tudo a nossa volta, quase com um autismo induzido. E, se os outros não conseguem sentir nossas dores, também nós passamos a não sentir mais a dor de ninguém. Finalmente, de dentro de nossa carapaça de solidão, passamos a achar que os maiores problemas são os nossos, as maiores dores são as nossas. Justamente, por nos isolarmos(muitos vezes por ações e reações dos que estão a nossa volta), e, tentamos assim encarar nossas vidas e problemas sozinhos, o que os torna mais complicados e maiores...

Mas, como evitar isso??? As pessoas, que são a raiz desses problemas, também são a sua solução. E qual a receita para remediar isso???

Procure por pessoas. Mas, por pessoas que gostem e se importem com você. Com pessoas que irão ouvir, não seus gritos, mas seus mais silenciosos sussurros. Que irão sentir todos os seus recados, sim, os recados subliminares e sutis que seu corpo, suas ações e reações irão mandar. Mas, procure bem... Nem sempre as melhores pessoas, as mais perceptivas, serão da sua família, do seu sangue, do seu círculo de amizades. Geralmente, essas pessoas terão uma empatia especial por você, e, desejo, de, senão resolver os seus problemas, ajudar você na caminhada para a resolução dos mesmos. Não irão levar você nas costas, mas, irão acompanhar você pela mão.

Lembre-se sempre: Você não está sozinho(a). Você apenas precisa encontrar quem se importa verdadeiramente com você.

Abraços a todos e boa caminhada. Sem solidão, e bem acompanhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário