quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lições de Desaprender


Passamos grande parte das nossas vidas envolvidos com aprendizado. Na maior parte das vezes, não é nem aprendizado. É mais um adestramento. Assim, vamos caminhando e aprendendo. Aprendemos o be-a-bá, aprendemos a tabuada, a separar as sílabas. Quem foi Dom Pedro. Quem foi Getúlio Vargas. E, aprendemos... Continuamos a aprender. Andamos sempre, sem olhar para os lados. Mas... Não é só isso que nós aprendemos.

No passar silencioso dos anos, aprendemos muitas outras coisas. Muitas coisas não ditas. Muitas inverdades impostas. E, vamos esquecendo de nossas verdades. Do que nos constituí realmente.

Como acontece? Como vamos aprendendo a ser pessoas e desaprendemos a ser gente ? Será que no be-a-bá, ou nas aulas de tabuada ou aritmética ?

É... Porém, essas lições, essas invisíveis e não escritas em lugar algum... Essas vêm dia após dia. Sendo incutidas em nós. E, de forma que vão nos moldando.



De onde Vem ??? Como Começa ???


Na mais tenra infância. Em muitos de nós. Graças aos laços de criação, e, principalmente, à visão de nossos pais, preceptores, professores, e todos a nossa volta.

Realmente, criança acredita em tudo. Afinal, os mais velhos estão no mundo há mais tempo. Eles, devem saber o que falam. Aí meus caros, começa um aprendizado, que muitas pessoas hão de lamentar pelo resto de suas vidas.

E quais seriam essas lições, essas que nos ensinam sem nos ensinar realmente ?


Pais, ou mães, ou tias:

  • Olha só o Dudu, ele é tão comportadinho e estudioso. Por que você não é como ele ??? “

  • Observa bem os teus brinquedos. Não deixa ninguém pegar neles. O que é teu, é só teu “(uma situação bem interessante, já que as crianças não têm, naturalmente, a noção de posse. Tudo é de todos... Os adultos é que estragam isso)

  • Ahhh, mas tu é tão baixinha... Os rapazes não vão te achar bonita” (quantos traumas essa afirmação criou??? Pobres meninas...)

  • Tu é muito ingênuo. As mulheres vão te passar pra trás sempre” (aqui, a versão masculina para o caso acima)

  • Competição é competência. Então, o segundo lugar é o primeiro perdedor” (nossa, depois de uma certa idade, quanta gente já não infartou por causa dessa lição ?)

  • Não confie em ninguém” (idem)

  • Amor só de mãe” (se todas as mães fossem altruístas e pensassem somente no bem dos seus filhos, essa afirmação seria verdadeira... Mas, não é bem isso o que ocorre)

  • Te fizeram ??? Dá o troco...” (é... é complicada essa lição... Gandhi já dizia: Olho por olho e o mundo acabará cego)


Na vida a dois...

  • Observa bem quem é família dele” (é... Interesses primeiro... E, muitas lágrimas depois...)

  • Não te envolve. Não te apaixona” (é... E ninguém se apaixonará por ti...)

  • A vida é pra ser curtida” (e a solidão é para ser dolorida... Isso mesmo, assim é que é a coisa)


No trabalho

  • Não se tem amigos no trabalho” (também concordo, mas, não precisa fazer inimigos sendo desleal e inescrupuloso)

  • Às favas quem te ajudou a subir” (essa lição é do grande Maquiavel- Ele só esqueceu de dizer que, quem te ajudou a subir, vai estar te esperando na descida...)

  • Se queres a paz, prepara-te sempre para a guerra” (realmente, e viva sempre em estado de excitação, suspense e expectativa. Sua úlcera nervosa manda lembranças)



Assim, essas coisas, que nos incutem desde a mais tenra idade, isso só vem a nos prejudicar. A nos tolher o caminho. Quantos amigos poderíamos ter, e a concorrência desmedida afastou ??? Quantas pessoas podiam nos fazer felizes, estar nas nossas vidas, e o preconceito incutido pelos pais, mães, tios, tias, afastou ??? Quão melhor poderia ser a nossa saúde, e, a atacamos com estresses criados pelo preconceito e idéias. Nosso coração, então ? Quão melhor poderia estar... E, nós o castigamos com toda uma carga de estresse e desconfiança...


Vamos viver diferente. Vamos nos lembrar de quem nós éramos antes de sermos assim. Vamos nos reencontrar com nós mesmos, quando nos perdemos no caminho. Vamos tentar ser nós mesmos novamente. Pois o grande carvalho imponente de hoje, ainda trás dentro de si toda a pureza da semente que um dia foi. Só é necessário olhar para dentro, escavar no coração e por pra fora o tudo de bom que fomos um dia...

Um comentário:

  1. poxa Ale .. que texto lindo , vc realmente estava iluminado quando o escreveu .
    Esse viver diferente que vc sugere .. viver quem éramos antes é literalmente voltar a ser criança, né ? é aceitar a criança que ja fomos um dia , do jeito que ela era. e .. é aí que está nossa fonte de energia , nossa felicidade ...

    ResponderExcluir