quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bendita Crise... Ou, olhe sempre o lado positivo das coisas...



Olhe sempre o lado positivo das coisas... Mensagens otimistas, agora, fazem toda a diferença. Mas, será um otimismo irresponsável ? Ou o otimismo do avestruz, que esconde a cabeça na terra até passar o perigo ???

Não... Nada disso... Enquanto naufragam as bolsas no mundo inteiro, fábricas são fechadas na China, temos mais de 500 mil desempregados no Brasil(isso só no mês de dezembro de 2008), ainda há lugar para o otimismo. E a esperança. Mas, justamente, é algo que chega para chamar a uma nova visão do mundo.

Chamar a atenção para tudo que se viveu mal. E, para colocar a vida nos eixos de novo.
Agora, por que a crise, a miséria, a desgraça, nos faria algum bem ? Pois é apenas nesses momentos que nos lembramos que somos humanos, que somos falíveis, que somos vulneráveis. E isso aumenta nossa empatia e nossa solidariedade. Afinal, a desgraça, a miséria, o infortúnio são os grandes niveladores. Graças a eles todos os homens se tornam iguais, já que, no sofrimento, na morte, na dor e na penúria, todos se igualam, todos se parecem, todos se irmanam... E, estamos precisando mais disto. Mais de empatia. Mais fraternidade. Mais solidariedade.

A luta pela sobrevivência, nem seria tão luta assim, caso não fosse a propaganda do sistema selvagem em que vivemos. Propaganda essa que apregoava: Leve vantagem em tudo, passe todos para trás, viva o momento... Pois bem, fomos rezando por essa ladainha, e, o resultado está aí

Não temos fé no futuro, não temos amor no coração, não temos dignidade, não temos nem carinho pelo próximo nem humanidade nos sentimentos. E aí chega a crise, para nos mostrar que, se somos gigantes, nossos pés são de cristal, e, quebram facilmente. Bem diz o ditado, quanto maior o homem, pior a queda. E toda essa propaganda, que nos enfiaram goela abaixo, só vem a perverter o que é mais nosso, nosso último recôndito, nossa parte ainda humana. Tal é a inversão de valores, que temos hoje pessoas sozinhas, por terem sido educadas a procurarem "um bom partido". Só que a crise faz as máscaras caírem, pois com a pobreza solta e generalizada, não existem mais "bons partidos", existem aqueles que aparentam. E, as aparências desvanecem, logo logo. Temos famílias tradicionais, que guardam só os maus hábitos dos tempos das vacas gordas e vivem do nome imponente de outrora.

E, digo mais, aqueles que vivem de trambiques, de rezar pela cartilha do Gérson, de levar vantagem em tudo, esses também vão ficar com a cara no chão, já que a crise pede um choque, um choque de ética, para podermos navegar para fora dessa tormenta .
Assim meus caros, reflitam bem, pensem bastante. Da próxima vez que passarem por um ser humano revirando uma lata de lixo, em busca de qualquer coisa, pensem nele como alguém igual a todos nós. E, que dadas as circunstâncias que estamos vivendo, nossas realidades se aproximam cada vez mais.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os Desafios do Nosso Obama...

Cara de um, focinho do outro?

Bom, como de política e situação econômica não há escapatória, comento sobre os desafios do nosso "OBAMA"...
Recentemente nosso presidente disse que não lia jornais para não ficar mal do fígado. Sábia decisão. Realmente, más notícias fazem mal à saúde. Mas, me pergunto se nosso presidente trabalhasse com mais afinco, não faria boas notícias ??? Naaaa... É melhor esconder a cabeça na terra, como o avestruz, e, esperar passar o mau tempo, não é mesmo???
Na esteira das más notícias, temos o anúncio de que foram extintos 655 mil postos de trabalho, isso só no mês de dezembro de 2008. Esses são os primeiros indícios da chegada da crise americana, que, impiedosa, vai começando os seus estragos. E, essa inesperada torrente de infortúnios pegou a ministra Dilma Roussef de calças curtas, já que todo o esforço que era reservado ao PAC(a verdadeira promoção de palanque da pré-candidata à presidência), agora, ficará direcionado para tapar os buracos da crise. Pena... Já que nem com lifting ela consegue mudar a imagem, bem antipática, diga-se de passagem. E, nem com toda a aprovação que o presidente Lula tem, vai poder passar os votos para ela... É... A inesperada crise já começa fazendo as primeiras vítimas.
Mas, voltemos ao Obama americano. No seu primeiro dia de trabalho, diversas medidas de impacto:
  • Obama estabeleceu o prazo de um ano para a desativação de Guantánamo e ainda proibiu o tratamento violento aos suspeitos de terrorismo detidos lá. É, a prisão de Guantánamo, onde prisioneiros ficam detidos sem acusação formal. Aquela famosa das fotos de tortura que correram a internet.
  • Congelar os salários de 100 empregados da Casa Branca que ganham mais de US$ 100 mil por ano. Ele disse: "famílias estão apertando os cintos e assim deve fazer Washington".
  • Também regulou as ações de lobby(algo que é regulamentado nos EUA e é muito mal feito por aqui): os funcionários que deixarem seu governo não poderão fazer lobby na Casa Branca enquanto ele for presidente. Obama também anunciou a proibição aos presentes dos lobistas.
Agora, vendo todas essas medidas, me pergunto, quais medidas nosso "Obama" decretaria ???
Se eu posso sonhar(já que sonhos são grátis), gostaria destas:
  • Extinguir ou limitar o cartão corporativo. Chega de farra com contas que, no fim, nós pagamos...
  • Limitar os "cargos de confiança", que, de uma média de 23,8 cargos criados por mês, no primeiro mandato, em agosto de 2007 estava na média de 179, 7 cargos. Realmente, é bom criar postos de trabalho, mas assim é ridículo...
  • Evitar criar ministérios para os amigos, como foi o caso de um ministério criado sob medida para um famoso integrante petista derrotado do RS.
  • Investigar a fusão da Oi Telemar com a Embratel, coisa que era impossível. Até a regulamentação da ANATEL teve que ser... Corrigida... Mas, quando vemos que Lulinha é um dos acionistas da Oi... Não... Acho que não vão investigar não...
Ahhh, mas se o nosso "Obama" fizesse isso... Ficaria na história. Mais do que o Obama deles...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Obama, o Salvador da Pátria ???


Não é do meu feitio comentar sobre política internacional. Mas, visto o que tem ocorrido recentemente, não há como escapar da política internacional.E, sobre quem mais comentaria, senão sobre o mais comentado, Barack Hussein Obama.
Obama, menino estranho, que diz lembrar-se de sua infância com espanto, já que ninguém à sua volta era como ele: Sua mãe era branca como leite e ele era bastante moreno. Filho de uma americana de ascendência irlandesa e de um estudante queniano de intercâmbio, sua juventude foi das mais interessantes, tendo viajado por diversos lugares. Sua mãe divorciou-se de seu pai e anos mais tarde, casou-se com um indonésio, tendo ido morar na Indonésia, na época do governo do ditador Suharto.
Essa vida aventureira ajudou a moldar um caráter trabalhador. E, olhando assim, vemos como Obama se identifica com a massa: É o garoto pobre, que, com muito esforço, consegue chegar ao seu lugar ao sol. Ele foi o primeiro afro-americano a ser diretor da revista de direito da universidade de Harvard. E, isso foi só o início de uma carreira que o levaria ao topo do mundo(a presidência dos EUA).
Agora, vemos pelo mundo afora manifestações de comoção por sua eleição. Até o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o parabenizou pela vitória. Logo o Irã, opositor dos EUA de longa data...
Claro que sua eleição vem a ser um sopro de esperança numa América combalida. Bush perdeu o controle do desemprego no ano passado: de 4,9% em janeiro, a taxa cresceu 2,3 pontos percentuais até dezembro.
Sobreveio a crise imobiliária e das hipotecas. Os EUA mergulhados numa guerra sem razão e sem futuro (Iraque, o Vietnã de Bush). Então, com todos esses fatores, tudo estava desgastado. Mesmo McCain e Sarah Palin foram apenas fazer figuração. Não havia chance para eles. O show era de Obama.
E, justamente por isso. Por uma crise de esperança. Falta dela, na verdade. Um governo desacreditado, os republicanos desacreditados, então... Eis que surge o salvador da pátria, um menino pobre e afro-descendente, que com muito trabalho duro, galgou todos os degraus até chegar ao máximo. Até nosso presidente, Luís Inácio Lula, se comparou a Obama. E, realmente, existem muitas semelhanças: Infância pobre, muita lutas, muito trabalho.
E, no nosso caso, também uma crise de esperança. Quando Lula foi eleito presidente, ele já estava no páreo há 3 eleições presidenciais. Desde 89 tentava, sem sucesso, a presidência. O que mudou??? Lula ??? Não... O Brasil, e, principalmente a cabeça dos eleitores, que exauridos de qualquer esperança, resolveram dar a chance ao Lula, que já estava há tanto tempo correndo por fora...
O que ocorreu depois com Lula, foi que, seu governo conseguiu navegar em águas plácidas e calmas. Na verdade, não houve grandes crises internacionais, quanto as que abalaram o governo FHC(Tailândia, México, Rússia, apenas para citar algumas). Assim, ele continuou a política neo liberal de FHC, mas, sem o agravante das crises internacionais, o que lhe possibilitou investir no social. Em diversos programas que já existiam na administração anterior, com novos nomes agora. Em suma, trocou-se o seis pelo meio dúzia e, todos ficaram felizes, achando-o o presidente ideal. Tanto que passados mais de seis anos de mandato, sua aceitação é de mais de 60%.
Agora, voltemos a Obama. Os EUA, um país em crise, fora a financeira, uma crise de esperança. Essa sim a maior. E, eis que aparece uma figura que poderá dar esperança de novo ao povo. Obama então é alçado ao posto mais destacado do mundo todo. O presidente do país que é xerife do mundo. A esperança está renovada. "Yes We Can!" foi o mote de sua campanha. E, com esse discurso e essa postura, do salvador da pátria, do capitão da esperança, que os americanos depositaram nele a confiança de dirigir seus destinos pelos próximos quatro anos. Agora, vendo pelo nosso exemplo, no qual nosso presidente continuou na mesma política de seu antecessor, apenas com leves mudanças de discurso, será que Obama vai ser tão diferente do que foi Bush ??? Num estado guerreiro como são os EUA, que literalmente vivem dos conflitos armados que eles mesmo semeiam (já que sua indústria bélica tem que ser justificada), um país onde os direitos sociais a cada dia ficam menores(afinal, o estado tem que ser enxuto, previdência e seguros sociais... Nahhh), o que esperar de uma situação assim ???
Esperar pelo Super Obama ??? Não creio... Talvez Obama seja o salvador da pátria sim. Mas, não do resto do mundo. Dos EUA. Talvez. Mas não Brasil, não da América Latina. E muito menos do oriente médio...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lições de Desaprender


Passamos grande parte das nossas vidas envolvidos com aprendizado. Na maior parte das vezes, não é nem aprendizado. É mais um adestramento. Assim, vamos caminhando e aprendendo. Aprendemos o be-a-bá, aprendemos a tabuada, a separar as sílabas. Quem foi Dom Pedro. Quem foi Getúlio Vargas. E, aprendemos... Continuamos a aprender. Andamos sempre, sem olhar para os lados. Mas... Não é só isso que nós aprendemos.

No passar silencioso dos anos, aprendemos muitas outras coisas. Muitas coisas não ditas. Muitas inverdades impostas. E, vamos esquecendo de nossas verdades. Do que nos constituí realmente.

Como acontece? Como vamos aprendendo a ser pessoas e desaprendemos a ser gente ? Será que no be-a-bá, ou nas aulas de tabuada ou aritmética ?

É... Porém, essas lições, essas invisíveis e não escritas em lugar algum... Essas vêm dia após dia. Sendo incutidas em nós. E, de forma que vão nos moldando.



De onde Vem ??? Como Começa ???


Na mais tenra infância. Em muitos de nós. Graças aos laços de criação, e, principalmente, à visão de nossos pais, preceptores, professores, e todos a nossa volta.

Realmente, criança acredita em tudo. Afinal, os mais velhos estão no mundo há mais tempo. Eles, devem saber o que falam. Aí meus caros, começa um aprendizado, que muitas pessoas hão de lamentar pelo resto de suas vidas.

E quais seriam essas lições, essas que nos ensinam sem nos ensinar realmente ?


Pais, ou mães, ou tias:

  • Olha só o Dudu, ele é tão comportadinho e estudioso. Por que você não é como ele ??? “

  • Observa bem os teus brinquedos. Não deixa ninguém pegar neles. O que é teu, é só teu “(uma situação bem interessante, já que as crianças não têm, naturalmente, a noção de posse. Tudo é de todos... Os adultos é que estragam isso)

  • Ahhh, mas tu é tão baixinha... Os rapazes não vão te achar bonita” (quantos traumas essa afirmação criou??? Pobres meninas...)

  • Tu é muito ingênuo. As mulheres vão te passar pra trás sempre” (aqui, a versão masculina para o caso acima)

  • Competição é competência. Então, o segundo lugar é o primeiro perdedor” (nossa, depois de uma certa idade, quanta gente já não infartou por causa dessa lição ?)

  • Não confie em ninguém” (idem)

  • Amor só de mãe” (se todas as mães fossem altruístas e pensassem somente no bem dos seus filhos, essa afirmação seria verdadeira... Mas, não é bem isso o que ocorre)

  • Te fizeram ??? Dá o troco...” (é... é complicada essa lição... Gandhi já dizia: Olho por olho e o mundo acabará cego)


Na vida a dois...

  • Observa bem quem é família dele” (é... Interesses primeiro... E, muitas lágrimas depois...)

  • Não te envolve. Não te apaixona” (é... E ninguém se apaixonará por ti...)

  • A vida é pra ser curtida” (e a solidão é para ser dolorida... Isso mesmo, assim é que é a coisa)


No trabalho

  • Não se tem amigos no trabalho” (também concordo, mas, não precisa fazer inimigos sendo desleal e inescrupuloso)

  • Às favas quem te ajudou a subir” (essa lição é do grande Maquiavel- Ele só esqueceu de dizer que, quem te ajudou a subir, vai estar te esperando na descida...)

  • Se queres a paz, prepara-te sempre para a guerra” (realmente, e viva sempre em estado de excitação, suspense e expectativa. Sua úlcera nervosa manda lembranças)



Assim, essas coisas, que nos incutem desde a mais tenra idade, isso só vem a nos prejudicar. A nos tolher o caminho. Quantos amigos poderíamos ter, e a concorrência desmedida afastou ??? Quantas pessoas podiam nos fazer felizes, estar nas nossas vidas, e o preconceito incutido pelos pais, mães, tios, tias, afastou ??? Quão melhor poderia ser a nossa saúde, e, a atacamos com estresses criados pelo preconceito e idéias. Nosso coração, então ? Quão melhor poderia estar... E, nós o castigamos com toda uma carga de estresse e desconfiança...


Vamos viver diferente. Vamos nos lembrar de quem nós éramos antes de sermos assim. Vamos nos reencontrar com nós mesmos, quando nos perdemos no caminho. Vamos tentar ser nós mesmos novamente. Pois o grande carvalho imponente de hoje, ainda trás dentro de si toda a pureza da semente que um dia foi. Só é necessário olhar para dentro, escavar no coração e por pra fora o tudo de bom que fomos um dia...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tudo o Mesmo (All The Same) 2009 - Nada muda, se você não mudar


All the Same (tradução)
Sick Puppies

Tudo o Mesmo

Eu não me importo de onde você vem
Desde que você venha para mim
Eu não gosto de ilusões
Eu não posso vê-las claramente

Eu não me importo, não, eu não ousaria
Consertar a confusão que há em você
Você me mostrou, eventualmente
O que você fará

Eu não ligo...
Eu não me importo...
Desde que você esteja aqui

Vá em frente e diga que você irá partir de novo
Você voltará correndo
Segurando seu coração cicatrizando na mão
É tudo o mesmo
E eu vou te aceitar como você é
Se você me aceitar por tudo
Fazer tudo de novo
É tudo o mesmo

As horas se passam e os dias se vão
Até você decidir vir
E entre nós, sempre parece tão longo
Tudo de repente

E eu tenho a habilidade, sim, eu tenho o destino
De estar com você enquanto eu posso
Não importa quanto tempo você ficar
É tudo o que sou

Eu não ligo...
Eu não me importo...
Desde que você esteja aqui

Vá em frente e diga que você irá partir de novo
Você voltará correndo
Segurando seu coração cicatrizando na mão
É tudo o mesmo
E eu vou te aceitar como você é
Se você me aceitar por tudo
Fazer tudo de novo
É sempre o mesmo

Errado ou certo
Preto ou branco
Se eu fechar meus olhos
É tudo o mesmo

Em minha vida
O compromisso
Eu fecho meus olhos
É tudo o mesmo

Vá em frente, diga, você está partindo
Você voltará correndo
Segurando seu coração cicatrizando na mão
É tudo o mesmo
E eu vou te aceitar como você é
Se você me aceitar por tudo
Fazer tudo de novo
É tudo o mesmo

Mensagem de Natal

santaclausplusgun1

Chega essa época do ano, e, todos correm para mandar mensagens de natal. As mensagens, vão soando, anos após ano, cada vez mais falsas.
Tipo: São palavras... Palavras, e nada mais do que isso. Mas, eu resolvi mandar uma mensagem de natal. E, todas as coisas que vou desejar aqui, acreditem, são verdadeiras.

  • Se, apesar de amar, não ser amado. Continuar amando, mesmo não correspondido. E, mesmo assim, não perder a esperança... Feliz Natal



  • Se, mesmo amando, ser enganado, trapaceado, ludibriado. Mas, ter a grandeza no coração para perdoar... E, mesmo se todas as ofensas ao coração não permitirem amar de novo essa pessoa, não sentires ódio, mas, algo de respeito, pelo menos pelo que passou... Feliz Natal



  • Se teus amigos não lembrarem de ti, e, tu lembrando deles, fizer, nem que seja uma oração por eles... Feliz Natal



  • Se, no trabalho, toda a falsidade, as brigas, as intrigas, puderes esquecer, relevar, e, como dizia o Cristo, “perdoar, pois eles não sabem o que fazem”... Feliz Natal



  • Se, em tua família, sentires estranho nessa época, já que é a época das reuniões familiares, e, mesmo não concordando com as idéias de alguns parentes, respeitar as diferenças de opinião... Feliz natal



  • Se, mesmo com toda a perspectiva que o próximo ano será muito mais difícil, por causa de “n” crises e fatores externos, mas, mesmo assim continuares a ter esperança... Feliz Natal



  • Se, mesmo com toda a propaganda para consumir, não sobrar muita grana para presentes... E, ainda assim, sobrar um sorriso(que é o melhor presente de todos) e puderes dá-lo desprendidamente... Feliz Natal



  • Se a todo momento do ano em que passou, foste bombardeado(como todos nós fomos) por péssimas notícias, por crimes violentos e sem razão, pela perversão da ordem das coisas. Mas, mesmo assim, tiveres força para ir em frente, pois, talvez o próximo ano não seja bom, mas, uma hora a coisa vai melhorar... Feliz Natal



  • E, finalmente, e, ao mesmo tempo principalmente, se ainda tiveres coragem de encarar todas as coisas antes mencionadas, e, ainda puderes sorrir e ir em frente... Feliz Natal.


Realmente, é o que eu desejo. De todo o coração.

Até Onde Amar Vale a Pena ?

Sim... Você... Você mesmo(a). Quantas vezes você desprezou o amor ? Quantas vezes não deu o valor que ele tem. Que ele possui. Quantas vezes desdenhou de quem estava ao seu lado, pensando sempre: Ahhh, esse(a) não vai embora. Sou muito bom(a) para esse(a) aí... E, destratou, desdenhou, humilhou, por vezes matou o amor que sentiam por você... É... A vida nos ensina, a duras penas, que a única coisa que faz falta é o amor que deixamos de lado, que desprezamos, que esquecemos... E, pergunto: Se você tivesse 5 dias de vida, você passaria esses dias dedicado(a) a amar ???



Então, se você não acredita que o amor vale a pena, leia a história a seguir. Você mudará de idéia...


att361581


A moça da foto se chama Katie Kirkpatrick, de 21 anos. Ao lado dela está o noivo, Nick, de 23. A foto foi tirada pouco antes da cerimônia de casamento dos dois, realizada em 11 de janeiro de 2005 nos Estados Unidos. Katie tem câncer em estado terminal e passa horas por dia recebendo medicação. Na foto Nick aguarda o término de mais uma destas sessões.


att361592

Apesar de sentir muita dor, de vários órgãos estarem apresentando falência e ter que recorrer à morfina, Katie levou adiante o casamento e fez questão de cuidar do máximo de detalhes. O vestido teve que ser ajustado várias vezes, pois Katie perde peso todos os dias devido ao câncer.


att361603


Um acessório inusitado na festa foi o tubo de oxigênio usado por Katie. Ele acompanhou a noiva em toda a cerimônia e na festa também. O outro casal da foto são os pais de Nick, emocionados com o casamento do filho com a mulher que namorou desde a adolescência.


att361614


Katie, sentada em uma cadeira de rodas e com o tubo de oxigênio, ouve o marido e os amigos cantarem para ela.


att361625


No meio da festa Katie tira um tempo para descansar. A dor a impede de ficar de pé por muito tempo.


att361636


Katie morreu 5 dias após o casamento. As fotos venceram um concurso americano de jornalismo.



Uma mulher tão debilitada porém com um sorriso lindo nos lábios... faz a gente pensar se a vida é mesmo tão complicada. Ou, se é o nosso orgulho e a nossa teimosia que nos impedem de sermos felizes. Lembrem-se: Todo o amor que não se teve, por todas as pessoas que passam na nossa vida, é a única coisa que fará falta. Na hora mais sombria, quando as trevas envolverem o seu rosto, é a única coisa que fará a diferença. Essa moça só teve 5 dias para viver o seu sonho... E, quantas pessoas têm a vida inteira, para perverter os sonhos.? E, viver de pesadelos sem fim...


Un Amor... Gypsy Kings


Un amor...

un amor vivi

Llorando.

Y mi decia:

Las palabras de Dios,

Llorando por tii-iiii-iii,

es con amor.

Un amor,

Un amor vivi

Llorando.

Ya tormentado

Las palabras de Dios,

Llorando por ti,

es con amor.

Hay para ya vivir acunto a ti

me enamore ya de ti

Ya sin tus besos yo no puedo

vivir con el acordar

Hay para ya vivir acunto a ti

me enamore ya de ti

Ya sin tus besos yo no puedo

vivir con el acordar

Yo quisiera

Para entender un amor yo saber

Que me queria

Ya tormentado,

Las palabras de Dios,

Llorando por ti,

Es con amor.

Hay para ya vivir acunto a ti

me enamore ya de ti

Ya sin tus besos yo no puedo

vivir con el acordar

Hay para ya vivir acunto a ti

me enamore ya de ti

Ya sin tus besos yo no puedo

vivir con el acordar

Ailolai lalolailolailolai

Lolailolailolailolai

Lolailolailolailolai

lolailolailolau

Hay que endurecer, pero sin perder la ternura

mickey_vara

Pois é... Grandes palavras de um personagem maior ainda. E, passar pela vida, endurecer, sem mudar, sem se perder... Ou mesmo, sem endurecer... Grande desafio.



É... Quantas vezes você já não parou, e ficou em reminiscências, sentiu saudade de você mesmo(a)... De como você se gostava mais. De como você gostava mais de suas atitudes. De como você era... Sim... Como temos saudades. Talvez nem tanto de lugares, cheiros, pessoas. Mas, de nós mesmos. E... O que foi que mudou ??? Como mudou ??? Onde você se perdeu ??? De si mesmo(a) ??? Sim... Porque temos caminhos... E, descaminhos...


Mas, voltemos à saudade de nós mesmos. O tempo passa, essa é uma verdade inexorável, e, a tendência é perdermos nossa inocência. Sim, o passar dos anos vai nos tornando calejados, porém aí, duas coisas se apresentam. E, podem acontecer. Perder nossa inocência, ter uma visão mais realista, ter reações mais maduras. Esse é um efeito. Mas, também outra coisa pode ocorrer. E esta, com muito mais freqüência ocorre. Ao invés de amadurecer, de ter uma visão mais centrada, realista, acabamos nos tornando mesquinhos, cruéis, recalcados e maus. Sim... Diria-se que se passou de amadurecimento para apodrecimento, sem escalas. É... Tornar-se adulto, amadurecer, não é sinônimo de tornar-se recalcado, mesquinho, mau... Não... A vida não é assim. Por mais que as coisas possam parecer assim. Porque assim lhe foi ensinado. Porque assim foi com o pai, e antes, com o avô... Não... Está errado. E, não se pode perpetuar o erro, o descaminho, o desengano. Não... Se foi assim com o pai e com o avô, não precisa ser assim com você. Afinal, a falta de visão de muitos de nossos “parentes” é que nos coloca em situações difíceis, onde eles nos cobram ações que não condizem conosco. Foi bom para eles mesmos, em outros tempos, em priscas eras... Mas hoje, hoje não funciona mais. E não para nós.


Existem muitas responsabilidades que nos imputam. E, essas responsabilidades, esses fardos que não pedimos, e nos jogam nas costas, acabam por deformar. Não nosso corpo, mas, nossa alma. E aí, começa a nossa “bestificação”. Sim, pois é o momento em que deixamos nossa inocência, nosso frescor, nossa bondade (por vezes), para nos tornarmos aquele (ou aquela) que nossos pais (ou mães) projetaram: Talvez um clone deles, talvez um robô servil, mas, na maioria das vezes, um marionete, um fantoche. Sem vontade.


E então, começamos a pensar e sentir saudades... De quem fomos... Do que éramos... Mas espere. Pára tudo... Não. Não é assim. Isso está errado. Pense comigo: Você acha que o melhor de você, aquela pessoa que você gostava, que você gostava de ser, morreu??? Não existe mais ??? E, isso, por causa das agruras à que você foi submetido(a) ???


Não... Não morreu. Essa pessoa ainda existe. Existe dentro de você. Existe em seu coração e sua alma. Não foi por que te colocaram numa situação que não querias, fazendo o que não querias, que o teu íntimo se perdeu... Não se perdeu. Está lá. Adormecido. Com medo de sair pra fora. Onde tem luz do sol e calor. Mas, te fazem pensar: Isso é envelhecer. Isso é passar pela vida. Isso é amadurecer. Convenhamos: Ficar miserável, mesquinho, recalcado e mau... Isso não é amadurecer. Isso não é envelhecer. Isso, na melhor das hipóteses, é mal viver...


Mas, induzem a pensar que isso é passar pela vida. Não é. Isso é ser controlado, viver vigiado, e, preso numa prisão sem barras. Eu digo: Não se esqueça de quem você era. Não se esqueça de seus sonhos. Eles estão todos vivos dentro de você. Mas, lute para botá-los para fora. Ou, continuar nessa existência, que não é vida, vai acabar por matar. Não só o seu espírito, como sua saúde e bem estar.

Ninguém é Substituível



Realmente, mesmo que todos digam o contrário, que na vida existem milhões de pessoas(realmente, algo em torno de 6 bilhões de pessoas no mundo. Chineses e indianos, então, nem se fala...)


Mas... Sempre tem um mas.... As coisas estão muito fáceis hoje em dia. Sem dúvida. Mas, a facilidade das coisas, as pessoas mais disponíveis, ao invés de facilitar, estão atrapalhando. E, temos mais uma coisa: Ninguém é substituível. Isso mesmo. Como no vídeo da banda Evanescence, música My Immortal, onde tem uma hora que a Amy Lee diz: “Existem coisas que o tempo simplesmente não pode apagar”. E com toda a razão.


Essa facilidade toda, de azaração, pegação, ficação, está tornando as pessoas cínicas, descrentes de amor, de aconchego, de alguma coisa a mais. E, tenho visto, por experiencia própria, que horror estão os relacionamentos. Tanto homens quanto mulheres estão sofrendo muito atualmente. E, por conta de tudo isso, temos algumas doenças, aleijumes que estão aparecendo:





  • Ser a “Outra” de algum homem casado: Vai me perdoar minha filha, mas isso, é muita falta de amor próprio e uma tremenda baixa auto-estima. Isso mesmo, pra aceitar pegar as migalhas(afinal, natal, fim-de-ano, páscoa, essas coisas, ele passa com a família) é não se gostar. Mas, você pensa, “Já tô tão rodada, que se ele me quis, tudo bem”... Credo... E o seu passado??? E os seus erros??? Você não pode tentar acertá-los ??? Rever onde você se perdeu no caminho e tentar voltar???




  • Ela tem outro. Mas, tudo bem... Melhor dividir o caviar do que comer caca sozinho: Repito a mesma coisa de cima. As coisas não funcionam assim. Seja para homens ou mulheres. Ter um objetivo, um caráter, um foco. E, principalmente, se amar, em primeiro lugar... Não aceite coisas assim. Lute pelo que interessa, ou saia fora. A vida começa aos 40, não ??? Então... Se pode recomeçar sempre.




  • Hoje a gente vai ficar... Amanhã... Quem sabe ??? Olha... Já vi tantas moças pensarem assim... E, depois se arrependerem... Afinal, ficaram tanto, que acabaram ficando... Mal faladas. Sejamos honestos: Nem homens e nem mulheres gostam, nem da “galinha”, nem do “garanhão”. Geralmente esses acabam sobrando. Velhinhos, num asilo, sem ninguém. Afinal, ninguém se apega a quem não se apega a ninguém. Ahhh, podem me dizer que são felizes assim... Tá bom... Eu acredito... Também acredito no Curupira e na Mula Sem Cabeça...




  • Assim... Ninguém é substituível. Mas, vamos e venhamos... Amor próprio é fundamental...





Mas... Escrevi, escrevi, e me desviei um pouquinho do assunto inicial. E, que assunto...


Diga lá... Não existe ninguém, nenhuma pessoa, que você gostaria de ter de volta na sua vida ??? Se houvesse um gênio da lâmpada, que pudesse fazer o tempo voltar, você não pediria isso ??? Não pediria uma segunda chance ???


Todos nós temos alguém assim. Alguém que se perdeu. Que as estradas da vida levaram para longe. Ou que ficou no passado. No esquecimento, numa gaveta, fechado... Será mesmo ??? Ou, quando a noite vem, quando está frio, e, sentimos saudades de seus pés nos aquecendo. Como velhas feridas, cujas cicatrizes doem em dias de chuva, nesses dias solitários, nos lembramos de quem nossos corações não nos permitem esquecer. Nos lembramos como essa pessoa era carinhosa, como gostávamos de afagar seus cabelos, como era bom fazer cafuné, levar o café na cama, dormir até mais tarde no domingo, ou, dormir até mais tarde depois de muito amor... É... Mas... O que nos afasta??? Ou, quem nos afasta???


Algumas coisas são inevitáveis. A morte, é uma delas.... Mas, o resto... O resto é totalmente consertável. Definitiva só a morte tem o dom de ser. É Claro que algumas pessoas mudaram suas vidas, durante o tempo da separação. Mas... Se ainda resta alguma esperança, se ainda resta sentimento... Ou, se as feridas do coração ainda doem nos dias de chuva... Tente fazer algo. Tente mudar. Tente consertar os seus erros.


Claro que existem sempre as desculpas: Foi melhor assim... O Tempo cura tudo... Nossos caminhos não eram esses...


Bom... Achar desculpas é a resposta do fraco, do acomodado, daquele que se contenta em aceitar tudo que lhe despejam. Afinal, algumas coisas são normais e até naturais. Mas outras... Outras são provas para que você seja testado, se é digno de um grande amor. Afinal, tudo que é valioso, necessita de muito trabalho. O que não é valioso, facilmente se consegue... E se perde também.


Agora, “o tempo curar tudo...” Não, não cura nada... A coisa toda está ali. Sempre ali. Numa gaveta, mas, sempre à espreita. Sempre esperando. E, dizer que o passar do tempo alivia... Não... Anestesia... Mas, não cura. Nunca vai curar. Afinal, um homem que perdeu um braço e uma perna, será sempre um desabilitado. O tempo não vai fazer nem a perna e nem o braço voltarem. E, quem perdeu um grande amor, sempre terá esse buraco no peito. Que vai doer. Sempre quando chover, ou for sexta-feira à noite... Ou... Domingo de manhã.

A Camisa do Homem Feliz


Essa história possui diversas versões, todas parecidas entre si. Mas, a conclusão moral de todas é a mesma.


A Camisa do Homem Feliz



Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava.

Os médicos tentaram de tudo, mas nada parecia funcionar. Estavam a

ponto de perder a esperança quando a velha criada falou:

Eu sei uma forma de salvar o rei. Se vocês puderem encontrar um homem

feliz, tirar-lhe a camisa e vesti-la no rei, ele se recuperará.

Ao ouvir tal afirmativa, o rei enviou seus mensageiros a todos os cantos do

reino a procura de um homem feliz.

Eles cavalgaram por todos os lugares e não encontraram um homem feliz.

Ninguém estava satisfeito; todos tinham uma queixa a fazer.

"Aquele alfaiate estúpido fez as calças muito curtas! Ouviram um homem

rico dizer."

"A comida está péssima, este cozinheiro não consegue fazer nada direito!

Outro reclamava."

"O que há de errado com os nossos filhos? Resmungava um pai insatisfeito."

"O teto está vazando!"

"A situação financeira está péssima"

"Será que o Rei não pode dar um jeito nessa situação?"

Essas e outras tantas queixas eram o que os mensageiros do rei ouviram

por onde passaram.

Se um homem era rico, não tinha o bastante; se não era rico, era culpa de

alguém.

Se era saudável, havia uma sogra indesejável em sua vida. Se tinha uma

boa sogra, a gripe o estava infelicitando.

Enfim, naquele reino todos tinham algo do que reclamar.

O rei já tinha perdido a esperança de ficar bom, quando numa noite, seu

filho cavalgava pelos campos e, ao passar perto de uma cabana ouviu

um humilde pastor orando:

Obrigado Senhor! Concluí meu trabalho diário e ajudei meu semelhante.

Comi meu alimento, e agora posso deitar-me e dormir em paz. O que mais

poderia desejar, Senhor?

O príncipe exultou de alegria por ter, finalmente, encontrado um homem

feliz.

Retornou e mandou que seus homens fossem até lá e levassem a camisa do

homem ao rei e lhe pagassem o quanto pedisse.

Mas quando os mensageiros do rei entraram na cabana para despir a

camisa do homem feliz, descobriram que ele era tão pobre que sequer

possuía uma camisa.

Do Destino Ninguém Foge


Conta-se que essa história aconteceu, há muito tempo atrás, na Índia. E, é uma história de amor. De amor maior do que qualquer coisa.



Havia num pequeno principado, um justo e nobre príncipe. Este era casado com uma jovem esposa, e, a amava de todo o coração, alma, pensamento e desejo(não devemos nos esquecer que foi na Índia que o Kama Sutra foi escrito, e, tanto o desejo quanto o prazer sexual é encarado sem medo e sem culpas por eles).

O casamento deles já durava três anos, de plena felicidade, quando sua esposa engravidou. O príncipe ficou extremamente contente, exultante de alegria, com a chegada de um herdeiro, que o sucederia no trono e continuaria sua nobre linhagem.

Tudo era alegria e felicidade, para os dois, tanto o marido quanto a esposa faziam planos, vislumbravam o futuro e sentiam que sedimentavam seu caminho, com paixão, amor e esperança.

Passados os meses, o nascimento da criança chegou. O príncipe não estava no principado, viajara em missão diplomática a outro território, o qual estava em disputa com outro reino vizinho.

Um emissário foi despachado para informar-lhe, e, ele regressou prontamente.

Infelizmente, a tragédia projetou sua sombra nefasta naquele principado. A jovem esposa teve uma hemorragia no parto e não resistiu, vindo a falecer logo depois de dar a luz.

Quando o príncipe chegou e soube do acontecimento, seu coração se encheu de terror e desespero. Todos seus sonhos, todos seus projetos, agora tinham abruptamente sido interrompidos. Seu desgosto foi tão grande, que nem apreciar o filho recém nascido conseguiu.

Sua depressão, no entanto, foi apenas aumentando com o passar dos dias. E os dias se tornaram semanas, e as semanas, meses.

Porém, sua tristeza, nada era capaz de aplacar. Decidido a mudar de vida, já que nada mais lhe importava, resolveu renunciar em favor de um irmão mais novo, chamou seu criado mais fiel e deu seu filho a ele para que fosse criado de forma humana e nobre, para um dia, lhe suceder no trono.

E, saiu pelo mundo, carregando dor e mágoa, tentando achar um sentido para sua vida então.

Em sua peregrinação, chegou a um mosteiro budista, e, encantado com o tipo de vida que os monges levavam, decidiu ele mesmo tornar-se monge, para esquecer sua vida passada e se dedicar ao mundo, como uma forma de esvaziar sua dor.

Nisso, passaram-se catorze anos. O jovem príncipe, criado pelo servo mais fiel de seu pai, desenvolveu com ele uma relação de amor filial( já que seu verdadeiro pai estava ausente) e, era feliz naquela vida, sem saber do que sucedera ao seu verdadeiro pai.

Acontece porém, que os problemas de fronteiras com reinos vizinhos pioraram com o passar do tempo. Talvez a ausência do antigo príncipe, que era hábil negociador, tenha contribuído para isso. Mas, com os ânimos acirrados e sem nenhuma perspectiva de paz, o inevitável aconteceu: O principado foi atacado e saqueado por um dos reinos vizinhos, e, a destruição não foi pouca. A família real foi dizimada, e, o jovem herdeiro, por passar-se por filho do servo foi poupado. Mas, este também foi morto.

O jovem então deu as costas à destruição que restara do principado. Estava com o coração amargurado e pesado, saindo sem rumo pelo mundo.

Ocorre que, o caminho que ele trilhou o levou finalmente ao mosteiro budista, o mesmo que catorze anos antes seu verdeiro pai tinha chegado, e, que agora era o monge abade. Quando o jovem ali chegou, o monge abade(seu verdadeiro pai) lhe reconheceu, porém nada disse naquele instante. O aceitou como um aspirante, e, começou a treiná-lo nas duras lidas de um monge budista.

Assim meus amigos, era o destino deles ficarem juntos, e, nem todas as coisas que aconteceram puderam separa-los. Viveram sua relação de pai e filho como mestre e pupilo, e, graças à grande sabedoria divina, o mal foi reparado.

Felicidades a todos que leêm minhas mal traçadas linhas. Gâssho!!!

Longe Demais das Capitais (Engenheiros do Hawaii)


Composição: Indisponível

suave é a noite
é a noite que eu saio
pra conhecer a cidade
e me perder por aí

nossa cidade é muito grande
e tão pequena
tão distante do horizonte
do país

eu sempre quis viver no velho mundo
na velha forma de viver
o 3º sexo, a 3ª guerra, o 3º mundo
são tão difíceis de entender

suave é cidade
pra quem gosta da cidade
pra quem tem necessidade de se esconder

nossa cidade é tão pequena
e tão ingênua
estamos longe demais
das capitais

longe demais das capitais
longe demais das capitais

eu sempre quis viver no Velho Mundo
na velha forma de viver
o 3º sexo, a 3ª guerra, o 3º mundo
são tão difíceis de entender

o 3º sexo, a 3ª guerra, o 3º mundo

Morre lentamente (Pablo Neruda)



Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar,
morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoínho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante…

Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade.

Estou de volta, meus amigos... E, agora, melhor do nunca. Abraços a todos e todas que prestigiam o meu BLOG.

A solidão que nos envolve


O Homem está mais só no meio de uma multidão do que no alto de uma montanha (Provérbio árabe)

Meus caros, assim, começo a escrever sobre a solidão. E, penso que, de todas as solidões, a pior é aquela solidão acompanhada, como no provérbio acima.

Saber-se estar entre seus iguais, e, mesmo assim, ser diferente. Saber-se entre os entes queridos, e, mesmo assim, sentir-se mal amado. Saber-se entre os que falam a sua língua, e, sentir-se estrangeiro.

E, como isso ocorre hoje em dia. Estar no meio de gente, e, mesmo assim, ser solitário(a). É incrível, parece que todos a volta, tão enclausurados em seus próprios problemas, vidinhas e egoísmo, nunca tem tempo para nos escutar. E, se escutam, não dão atenção.

A tortura desse silêncio ruidoso, vai nos fechando em um casulo, um casulo de solidão, onde sabemos, que a cada dia, nossa vida interessa cada vez mais somente a nós e menos a qualquer um. Sentindo-se assim, o que vai acontecendo, é a solidão acompanhada, onde, os outros não escutam nossos gritos. Sim, pois gritamos, e, passamos adiante nosso descontentamento. Esses gritos são nossas atitudes, último recurso, grito silencioso, na esperança que outros possam sentir e nos ouvir. Ouvir sim, dar atenção a nossos desejos, a nossos anseios, que, essa solidão acompanhada não permite.

Então, todo esse sentimento, toda essa revolta, se vira contra nós e contra nosso meio. Enfim, ficamos mais fechados aos outros também, apáticos com tudo a nossa volta, quase com um autismo induzido. E, se os outros não conseguem sentir nossas dores, também nós passamos a não sentir mais a dor de ninguém. Finalmente, de dentro de nossa carapaça de solidão, passamos a achar que os maiores problemas são os nossos, as maiores dores são as nossas. Justamente, por nos isolarmos(muitos vezes por ações e reações dos que estão a nossa volta), e, tentamos assim encarar nossas vidas e problemas sozinhos, o que os torna mais complicados e maiores...

Mas, como evitar isso??? As pessoas, que são a raiz desses problemas, também são a sua solução. E qual a receita para remediar isso???

Procure por pessoas. Mas, por pessoas que gostem e se importem com você. Com pessoas que irão ouvir, não seus gritos, mas seus mais silenciosos sussurros. Que irão sentir todos os seus recados, sim, os recados subliminares e sutis que seu corpo, suas ações e reações irão mandar. Mas, procure bem... Nem sempre as melhores pessoas, as mais perceptivas, serão da sua família, do seu sangue, do seu círculo de amizades. Geralmente, essas pessoas terão uma empatia especial por você, e, desejo, de, senão resolver os seus problemas, ajudar você na caminhada para a resolução dos mesmos. Não irão levar você nas costas, mas, irão acompanhar você pela mão.

Lembre-se sempre: Você não está sozinho(a). Você apenas precisa encontrar quem se importa verdadeiramente com você.

Abraços a todos e boa caminhada. Sem solidão, e bem acompanhados.

O Aparente Fracasso do Homem Espiritual



Renunciai à vossa pretensa cultura,

E todos os problemas se resolvem.

Oh! Quão pequena parece à diferença entre o sim e o não!

Quão exíguo o critério entre o bem e o mal!

Como é tolo não respeitar o que merece ser respeitado de todos!

Oh solidão que me envolve todo!

Todo o mundo vive em prazeres como se a vida fosse uma festa sem fim,

Como se todos vivessem em perene primavera!

Somente eu estou só... Somente eu não sei o que farei...

Sou como uma criança que desconhece sorriso...

Sou como um foragido sem pátria nem lar...

Todos vivem na abundância, somente eu não tenho nada...

Sou um ingênuo, um tolo. É mesmo para desesperar...

Alegres e sorridentes andam os outros!

Deprimidos acabrunhado ando eu...

Circunspetos é ele, cheios de iniciativas!

Em mim, tudo jaz morto...

Inquieto, como as ondas do mar, assim ando eu pelo mundo...

A vida me lança de cá para lá, como se eu fosse uma folha seca...

A vida dos outros tem um sentido, e eu não tenho uma razão-de-ser....

Somente a minha vida parece vazia e inútil;

Somente eu sou diferente de todos os outros,

E, no entanto - sossega meu coração!

Tu vives no seio da mãe do Universo.

...
Tao Te King.

LIÇÃO DE VIDA


Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.

Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.

Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.

Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia

Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...

Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...

Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.

Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.

Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.

Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...

Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...

Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.

Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...

E acima de tudo...

Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois.... A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!

Amorosamente,
Francisco Cândido Xavier

A pessoa Errada...



Pensando bem em tudo o que a gente vê e vivencia

e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente.
Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa faz tudo certinho!
Chega na hora certa, fala as coisas certas,
faz as coisas certas, mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça, perder a hora, morrer de amor...
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
que é pra na hora que vocês se encontrarem
a entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.
Essa pessoa vai te fazer chorar, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas.
Essa pessoa vai tirar seu sono.
Essa pessoa talvez te magoe e depois te enche de mimos pedindo seu perdão.
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você.
Vai estar o tempo todo pensando em você.
A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo,
porque a vida não é certa.
Nada aqui é certo!
O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo,
querendo,conseguindo...
E só assim, é possível chegar àquele momento do dia em que a gente diz: "Graças à Deus deu tudo certo"
Quando na verdade, tudo o que Ele quer é que a gente encontre a pessoa errada pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito pra
gente.

Luís Fernando Veríssimo

Viver e Existir



É... Existe uma diferença. Aliás, várias diferenças entre viver e existir... Senão, vejamos:



  • Começamos de manhã... 7 horas da manhã, começa a tocar aquele rádio relógio maldito... Péeee... Péeee... Péeee...




  • Não... Acordar... Levantar... Sair da cama... Tava tão bom... Mas, não... Temos que levantar... E, ir trabalhar... Sim... Trabalho...




  • É... Ir para a firma, e, ter que lidar com aquele pessoal que eu não agüento..., fazer tudo o que eu não suporto... Não... Não... Isso não é pra mim... Mas, foi o que sobrou, não tenho saída... Vou ter que agüentar...




  • Meio dia... É, ter que almoçar, com toda a turma... É, toda aquela cambada de manés que só fazem falar mal pelas costas e puxar tapete... Ohhh... Passa logo tarde, passa logo...




  • A tarde passa... Lenta, lenta, lenta... Mas, eu me vingo também, empurrando todo aquele trabalho com a barriga. Se não é o que eu gosto, também não vou dar tudo de mim...




  • 18:20, graças a Deus, terminou tudo... E, já posso ir correndo para casa... Sim, mas não sem antes passar no supermercado....




  • Enfrentar algumas filas, que acabam por destruir o resto do meu bom humor...




  • E, finalmente, chegar em casa...




  • Sim... Casa, finalmente... Lar doce lar... Vazio, silencioso, sem ninguém, ninguém, apenas eu, eu, eu... Silêncio, não fosse pela tv que eu ligo bem alta...




  • E, começo a falar sozinha, sim, para tentar afastar a idéia... Sim, a idéia que estou só... Sem ninguém... Começo a rir... A chorar... Não... Vou na cozinha, ainda deve ter sorvete no freezer... Sim, sorvete, meu companheiro de todas as horas...




  • E finalmente, já são 23:50, hora de desabar na cama... Na grande cama de casal, que é tão grande, tão gelada, tão cheia de mim mesma...




E, assim as coisas vão... Assim continua a história, apenas se repetindo. Dia após dia.



E você, acha que isso é viver? Você acha que viver é apenas passar os dias até o dia de bater as botas???


Tsc Tsc Tsc... Me desculpe, mas, você não vive faz algum tempo. Não, você apenas existe. E, existir não é viver.



Existir é ter uma rotina de robô. Sim, fazer tudo automaticamente, tudo nessa rotina, nessa sufocante rotina. E, você parece presa, sim, presa, como se numa prisão sem barras, sem grades, sem portas, nem janelas. Destinada a fazer o que não gosta, na companhia de quem não suporta, dia após dia, até o derradeiro final.


Agora a diferença... O que é viver?



Muito simples... Viver é:





  • Pela manhã, depois de levantar da cama, na rua, respirar bem fundo, sentir o cheiro do orvalho quando aquecido pelo sol... Nossa, há quanto tempo você não faz isso?




  • Chegando no trabalho, que tal tomar um cafezinho com a tia da limpeza. Sim, aquela simpática senhora, que, se não é culta, pelo menos não é cobra e não vai lhe puxar o tapete, ou lhe trairar...




  • E, ouvir as histórias da tia da limpeza, a qual ela se orgulha tanto de contar.




  • Bem, depois disso, direto pro escritório, baixar a cabeça, e, principalmente, não ouvir as fofocas alheias, e, não participar delas, é claro...




  • Ao meio dia, procurar ali no refeitório, sim, a tia da cozinha, se ela guardou aquela coxinha de galinha frita, que você gosta tanto, que é claro, a tia guardou em troca daquela barra de chocolate que você levou para ela...




  • Depois do almoço, comer bergamota no sol e lagartear... Hummm... É tão bom lagartear...




  • A tarde, hora de fazer serviços. E, se oferecer para fazer o serviço do boy, se ele não conseguir é claro. Sim... Sair, dar uma volta, respirar ar puro e ver gente. E, ficar longe das más línguas, principalmente.




  • 18:20, Yuuupiii... Hora de sair, ir correndo na quitanda do japonês, onde se pode comprar gengibre, raízes, brócolis, e até produtos orgânicos. Fila??? Naaaaa...




  • Às 19:00, em casa, a secretária eletrônica com recados daquele rapaz que, por pura arte do acaso, você conheceu numa confeitaria, quando estava com outro rapaz, e, por puro acidente, seus olhares se cruzaram, seus assuntos se completaram e seus telefones se trocaram...




  • Hummm... A noite promete...





Que coisa hein??? Parece a mesma coisa, não? Parece quase igual, mas, não é... Viver é desfrutar os dias, aproveitar as horas, saborear os instantes... E, por mais parecidos que possam ser, viver é existir com amor... Existir é viver sem amor...



Pois então... Amem bastante. E vivam. Principalmente vivam e deixem de existir.