terça-feira, 10 de março de 2009

Dê Valor ao que Interessa...


Prezados... Imaginem a seguinte situação: Vocês estão de frente para uma represa, um dique, daquelas barragens de hidrelétrica. E, a tal barragem começa a rachar. Se a barragem ruir de vez, vai você e quem mais estiver na frente, literalmente por água abaixo...

Mas, você pode estancar o vazamento... No seu bolso você tem rolhas, sim aquelas de garrafas de vinho. E, conforme os vazamentos aparecem, você pode tampa-los. Claro que você tem que ter atenção, afinal seu número de rolhas é limitado. E, por incrível que pareça, cada rachadura tem um nome:
  • Família
  • Amor
  • Filhos
  • Estudo
  • Amigos
  • Saúde
  • Carreira
  • Lazer
E agora??? As rachaduras são muitas. As rolhas são limitadas, você tem que escolher quais buracos vai tampar com elas. E, é bem no estilo de ter um cobertor curto, que tapa a cabeça e descobre os pés.

E, é isso que ocorre na vida. As rolhas são as horas que temos em um dia. As rachaduras, são todos os assuntos, as pessoas, as relações, os compromissos, as responsabilidades, e, às vezes, as diversões, que temos que dar atenção no decorrer do dia.

Claro que, quando nós olhamos para as "rachaduras", não damos a devida atenção para algumas... E, o resultado é que vai tudo por água abaixo.
Você olha a sua namorada e pensa: Ahhh, depois eu converso com ela. Tenho outras coisas mais importantes para fazer. Pois é... Quem sabe amanhã ela pode estar sendo atropelada quando cruza a esquina. Ou se descobre com um câncer inoperável no cérebro ??? Uma coisa que aprendi é: Na vida, tudo pode acontecer. E, geralmente acontece.

Situações que jamais esperaríamos, acontecem. Pessoas que pensamos jamais perderíamos... Perdemos.
A vida é cruel se as escolhas que se faz são erradas. As pessoas duram muito pouco. A vida passa rápido demais. E, infelizmente, a vida corre num fluxo que torna quase impossível retornar. Geralmente, o que passa, passa... E, a correnteza da vida leva, muitas vezes para não mais voltar.

E, como poderíamos tapar as rachaduras certas ??? Lembrem-se sempre: As pessoas são as únicas coisas que importam de verdade na vida. Carreira, emprego,dinheiro, estudo, tudo isso se consegue, mais cedo ou mais tarde.
Amigos, familiares, mães, pais, filhos, amores, saúde, são coisas que não podemos deixar passar, de forma nenhuma. Esses elementos de nossas vidas são únicos, e, insubstituíveis. Não voltam, de forma nenhuma.

Claro que, nem todas as pessoas têm a mesma escala de valores. Mas, justamente, estou escrevendo para pessoas, sobre pessoas. Você tem todo o direito de querer ser um Roberto Justus da vida, um Bill Gates, um Rockfeller. Agora... Não pense que isso será sem sacrifícios. Aí, é necessário observar se os sacrifícios compensam as coisas que você quer alcançar.

Não pense que você vai chegar ao topo na firma, sem sacrificar muitas coisas: Noites de sono, namoros, amigos, reunião com a família. Você pode sacrificar tudo isso... Mas, e depois...??? Se é com eles que vale a pena comemorar a vitória, festejar o sucesso...
Geralmente quem se alienou de tudo e todos para chegar ao topo, tem vitórias. Mas, são sempre vitórias vazias, já que deixou para trás muitas pessoas pelo caminho. E, o preço, na maior parte das vezes, não compensa.

A mesma coisa é o outro lado, o lado pessoal, a família. Você tem sonho de casar??? Formar uma família??? Ter filhos ??? Talvez o que eu vá dizer para você, vá cair como um balde de água fria... Mas, para ter sucesso em uma família, você vai ter que se dedicar a ela. Com muito afinco, e, com mais atenção do que sua própria carreira profissional. Seus filhos vão chorar à noite. E, talvez sua esposa(a mãe) esteja cansada demais para dar atenção a eles... Eles vão ficar resfriados, doentes muitas vezes, e, você vai ter que leva-los ao pediatra. Eles vão fazer apresentações na escola, teatrinhos, jograis... E, você vai ter que assistir... Sabe... Com atenção, com afinco, com vontade.
Afinal, nossos filhos são nossa contribuição para este mundo. Se quisermos um mundo melhor, teremos que começar em casa. Aí sim, com pessoas melhores, o mundo terá uma chance de ser melhor. Mas, tudo isso vai compensar. Quando eles estiverem recebendo seus diplomas, casando, trabalhando, achando a cura do câncer... Tudo isso vai ter valido a pena, e, você ainda vai pensar: Foi pouco... Queria ter dez vidas iguais a essa...

É isso mesmo amigos... Dêem valor ao que interessa... A vida é curta demais para negarmos amor ou negarmos que nos amem. Fiquem em Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário