quarta-feira, 18 de março de 2009

Fazer a Diferença


Numa manhã de verão, na beira de uma turística praia do nordeste, um pescador que havia colocado suas redes na noite passada, estava pacientemente devolvendo ao mar as estrelas do mar que tinham ficado presas nas suas redes, e, as ostras e mariscos também.
Era um trabalho de paciência. Nisso, se aproxima um turista e pergunta curioso:
-O quê o senhor está fazendo ???
-Devolvendo ao mar o que não é peixe. Afinal, só retiro para me sustentar ou vender, o resto eu devolvo.
-Essa praia é muito grande... Deve ter outros pescadores... Será que eles fazem assim também ?
-O que os outros fazem não é problema meu e não me interessa. Me interessa o que eu faço. E, isto é que é o correto para mim. Não tirar da natureza o que for mais do que eu preciso.
-Mas... Como eu disse... A praia tão grande, com tantos pescadores e tantas redes... Que diferença isso vai fazer ?
-Olha moço, pra todas as ostras e estrelas do mar que eu devolvi de volta ao oceano, fez diferença...

Um ditado chinês diz: "Mesmo um grão de arroz pode desequilibrar uma balança. Assim, mesmo um só homem pode fazer a diferença". Tenham coragem, sigam em frente. E, façam a diferença. Mesmo que vocês estejam solitários neste caminho, e, ninguém esteja lhes acompanhando. As causas nobres sempre têm seguidores. É só uma questão de tempo para os homens bons se reconheceram e se associarem em busca de um bem maior.

Felicidades meus amigos. E, façam a diferença. Sempre

Um comentário:

  1. É complicado tentar fazer a diferença.

    Bancar o "joãozinho do passo certo", quando todos fazem o contrário.

    Quando se tenta fazer a coisa certa, todos te olham, debocham, te rotulam, te excluem.

    Você se sente um alien.

    Então, sou eu quem está errado?

    Te dizem que não deves bancar a boba, faz como todo mundo, só tu fazes assim...
    E aí, tu desiste de tentar mudar as coisas. Desiste de fazer melhor teu "micro ambiente". Deixa-se levar pela maioria.

    Como um boi de canga, você faz aquilo que esperam que faça. Esquece seus princípios ou apenas os ignora. Afinal, é isto que esperam de você.

    Como um clube, a sociedade te exige coisas para que possas entrar e ser digno de participar.

    "Dar-te-ei tudo isso se me adorares..."

    É cara, as vezes fico pensando qual o preço de tudo isso?

    Mas voltando a história dos "sapinhos" (é Marianne, gostei mesmo dela!), para conseguir fazer a diferença, talvez possamos bancar o sapinho surdo. Ignorar os comentários maldosos, maliciosos, egoístas e oportunistas.

    Fazer a diferença não é só acreditar no seu potencial de mudança, mas também acreditar na grandeza do ser humano. Acreditar na importância do nosso ser, como indivíduo que influencia diretamente seu meio.

    Talvez (hoje) não possa mudar o governo que erroneamente elegi, mas posso fazer a diferença para meu filho, meu aluno,o filho do vizinho, minha empregada, meu patrão, o filho do patrão, meu cão, minha família...

    "E aquele garoto que queria mudar o mundo..."
    Provavelmente não possa fazê-lo, mas pode mudar seu ambiente.

    E, quando te disserem o contrário, banque o sapinho surdo.

    Então, olhe para eles e apenas sorria!

    ResponderExcluir