sábado, 14 de fevereiro de 2009

Falsas memórias... Ou o pretérito nada perfeito

A Persistência da Memória - Salvador Dali

Nem todas as memórias que temos são reais. Pesquisadores descobriram ser comum a existência e criação de memórias sobre fatos que nunca ocorreram. Elas podem variar de pequenas distorções de fatos passados a histórias complexas e elaboradas criadas sem nenhuma base real. Essas memórias distorcidas e inventadas são chamadas de falsas memórias, e podem definir nossos sentimentos e comportamentos atuais.

Memória é a retenção e recordação de experiencias. Uma memória reprimida é uma que se diz ser retida na mente inconsciente, onde pode afetar pensamento e ação mesmo se aparentemente se esqueceu a experiência em que a memória se baseia. Uma falsa memória é uma memória que se baseia no ouvir dizer ou sugestão. A falsa memória difere da memória errônea. Esta baseia-se em experiencias reais que são recordadas incorretamente. Falsa memória são memórias de ter experimentado algo que na realidade nunca se experimentou.

As falsas memórias são criadas por meio de sugestões intencionais ou acidentais. Também podem ser criadas por estímulos do cotidiano. Em todos os momentos se está suscetível a ter as memórias modificadas e, por conseguinte, passar a pensar e sentir de forma enganosa sobre si próprio e os outros.

As pesquisas sobre falsas memórias colocam em cheque a veracidade dos relatos humanos. Mostram a necessidade de novas tecnologias para avaliar a adequação do que as pessoas falam. Atualmente, procura-se identificar o que acontece no cérebro quando se fala a verdade e quando se está mentindo. Mas, no caso de falsas memórias, essa tecnologia pode ser inadequada: as memórias são interpretadas pelo falante como verdadeiras, sejam falsas ou não. Ou seja, quem relata as memórias, o caso, a situação, realmente acredita que foi daquele jeito que ela conta que aconteceu de verdade.

Quais os mecanismos que disparam a Falsa Memória ???

  • Experiências Traumáticas: As experiências traumáticas são por definição esmagadoras, são "demasiado" para uma pessoa lidar e compreender. A resposta ordinária ao trauma consiste em banir a experiência da mente - fugir dela, esconder-se, ou reprimi-la. E, assim fazendo, a mente cria uma verdade alternativa para preencher a memória tão repulsiva.
  • Atitudes que vão na contra mão dos valores ou da ideia preconcebida que a pessoa tem de si mesma. O que ocorre é que a pessoa pratica um ato tão vil, que para se sentir bem consigo mesma, ela cria uma verdade alternativa que justifica todos os seus atos falhos e suas falhas de caráter.
  • Geralmente crianças são alvo da indução de falsas memórias. Geralmente por pais(mães) separado(a)s que projetam no genitor ausente alguma falha de caráter, ou comportamento falho e questionável, para então induzir a criança a odiar o genitor afastado, criando um cenário propício para que haja uma síndrome da alienação parental( doença que irá fazer sofrer muito a criança e os dois genitores).

Assim meus amigos, muitos relatos não condizem com a realidade. É uma memória fabricada, muitas vezes para encobrir a vergonha de ter que encarar a verdadeira verdade.
Quando escutarem: "Ele bebia", "Ele me traía", "Ele me tirava dinheiro", "Ele matou meus bichinhos de estimação", "Ele era péssimo pai, não ligava para os filhos", e, tantas outras ladainhas... Desconfiem da veracidade... Afinal, muitas pessoas se escondem atrás de memórias fabricadas para não ter que encarar seus próprios erros, e, assim, justificam seus atos culpando os outros.


(Adaptado do site http://www.pailegal.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário