quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Antes ser infeliz sozinho, do que ser infeliz a dois...





Quem tem lido os meus posts, o meu blog, sabe que eu quero que as pessoas fiquem juntas, que possam viver e desfrutar de um amor como eu estou vivendo e desfrutando, penso que, o que falta no mundo é mais amor. Penso que o amor é  solução para muitas coisas, senão para todas, e, futuramente eu vou escrever sobre o que as pessoas fazem para serem amadas, mas, por hora, por enquanto, eu quero me deter apenas nesse assunto: É melhor ser infeliz sozinho do que acompanhado. E, por que isso ?

Já dizia a sua vó, "antes mal acompanhada(o) do que só", ou não ? Antes sozinho do que mal acompanhado, essa também é boa.

Mas, o que nós estamos vivendo hoje em dia ? Estamos vivendo o supra sumo da solidão, em que as pessoas, por diversos aspectos, pela luta pela sobrevivência, pela competitividade cada vez maior, pela violência nas grandes cidades, pela dificuldade em se ganhar a vida honestamente, todos esses fatores estão tornando as sociedades cada vez mais áridas em termos sociais, humanos e emocionais e, isso prejudica, já que as pessoas estão cada vez mais solitárias, em contraste a aglomeração de pessoas, que nas grandes cidades é cada vez maior.

A competitividade exarcebada no campo de trabalho, é também um fator que está desencadeando esse estado de coisas, com todos cheios de suspeitas e esperando sempre o pior de quem estiver perto. Não me entendam mal, colegas de trabalho são colegas, não precisam ser amigos, jamais, mas, o que hoje se vive é uma tensão constante, esperando de que lado virá a "puxada de tapete", o que não é saudável em nenhuma hipótese.

E todo esse quadro, de medo constante, de ansiedade, de esperar sempre o pior, vai gerando alguns casos, no mínimo, curiosos...
Acredito que você tenha colegas, tanto homens quanto mulheres, pessoas que se cuidam, que "malham", que têm corpos esculpidos em academias, "saradas", e, com quem se relacionam ??? Muitas vezes com ninguém... A produção toda, a malhação toda, serve como uma válvula de escape para compensar solidão, frustração, carência... É... Homens e mulheres... E eu conheci pessoas assim... Um exemplo muito conhecido é a apresentadora Xuxa Meneghel, apenas para ilustrar.

Toda essa aridez emocional que se tem hoje em dia, está levando as ditas "relações" a extremos, e, esses extremos, esses absurdos  estão se traduzindo da seguinte forma: Tanto homens quanto mulheres estão aceitando, e eu acredito que mais os homens que as mulheres, se envolver, ficar, noivar, casar, com pessoas que muito pouco têm a ver com elas, para não sofrer com a solidão.

Esse história soa antiga, mas parece,que agora, a coisa tá piorando a uns níveis muito impressionantes, assustadores até.
Então, a coisa toda, começando desse jeito, começando uma relação assim, já inicia mal, já inicia uma relação desigual entre as partes. Uma relação em que sempre vai haver uma questão de dependência, de exploração, submissão e manipulação, em que um vai depender do outro, vai ser explorado pelo outro, até mesmo manipulado pelo outro.

Muitas dependências podem acontecer, financeira, de habitação, etc... E, desigualdades, seja de ganhos, de "status" social, ou mesmo de beleza.
E, muitas vezes, o dependente, o explorado, o manipulado, vai ouvir coisas como "Onde tu andarias, se não fosse por mim ?", "Quem é que iria querer ficar contigo, se não fosse eu...?" da outra "parte".

Sim... E antes que me apedrejem, dizendo que coisas assim não acontecem hoje em dia, que as pessoas não são mais tão ingênuas quanto foram uma vez, concordo com tudo isso. Mas, a solidão, Ahhh, essa pantera, nunca foi companheira tão inseparável e nunca foi tão cruel. Cruel ao ponto das pessoas se anularem, se esquecerem delas mesmas, para não sofrer de solidão.

E o que é pior... Passado algum tempo, a parte "explorada", "manipulada", "conduzida", se acostuma, e, tem até medo de mudar. É... Alguma coisa como uma síndrome de Estocolmo, que acomete a parte "abusada".

E, a parte "dominante", que infunde o terror, que manipula sempre, com uma chantagem emocional, que cria uma relação de amor/ódio ( no final das contas), age como certas pessoas que, recolhem animais de rua, cães, gatos, para submetê-los a torturas. É doentio... Mas, acontece. Algumas pessoas têm que satisfazer um mórbido desejo de exercer alguma forma de poder. E, essa forma é através de maus tratos, de tortura psicológica, de atos que beiram a maldade e a insanidade.

E, mesmo estando no século XXI, mesmo com todo nosso avanço tecnológico, com todos os progressos de nossa civilização, coisas assim ainda acontecem entre as pessoas. Coisas primais, coisas antigas, situações de terror, ansiedade e angústia entre as pessoas, coisas do tempo da escravidão, do feudalismo. Mas... Acontecem.

Por isso eu digo: Amar é muito bom. Mas... Deve-se amar a si mesmo antes de poder amar os outros. Deve-se dar o valor merecido que se possui, ou senão, muito provavelmente, outros não darão. E, nessa troca, o perdedor vai sofrer, vai se revoltar, vai morrer um pouco, perdendo um pouco do frescor e do otimismo, sem ganhar muito mais em retorno.

Assim, AMEM-SE primeiro. Não se envolvam em relações doentias, que podem parecer boas no início, mas, vão tirar mais de vocês do que contribuir para algo, vão custar mais do que valem, e, finalmente, vão fazer vocês desacreditarem no amor. E, o amor existe, é bom, transforma e liberta.

Muito AMOR a todos!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Segredo do Segredo... Ou, aquilo que eles não contam...


Como eu tinha escrito antes, e falado sobre auto ajuda (que nem sempre ajuda, e, algumas vezes atrapalha) vou falar agora sobre outro best-seller da auto ajuda " O segredo", e, principalmente, o segredo que eles não contam.

A auto-ajuda não é de todo ruim não, muitas vezes ela funciona, muitas pessoas conseguem ter um auxílio motivacional, uma melhoria até de ânimo, de humor, muitas pessoas precisam ler o que está escrito nos livros de auto ajuda. Muitas delas precisam(precisavam) ouvir(ler) aquelas palavras de ajuda.

E, como falei antes sobre "Quem Mexeu no Meu Queijo", sobre "Pai Rico, Pai Pobre" vou discorrer agora sobre "O segredo".

Como eu já tinha falado antes, o interessante da auto-ajuda, e, que também ajuda vender (muito), é que ela é apresentada com se fosse uma sabedoria esotérica e até sobrenatural, que vai resolver todos os problemas.

E aí nós vemos como é que fica o Segredo nessa história toda. Um dos pontos chaves do Segredo é a lei da atração e, mostra diversos casos de sucesso, e, eu não vou negar que a lei da atração existe e funciona. Mas também, existem certas coisas que os autores do Segredo sabiamente omitem

E justamente esses resultados vendidos não mencionam outros fatores que envolvem a lei da atração, outras leis que estão acontecendo. Porque a coisa toda, botando numa outra perspectiva seria algo como a interação que existe entre diversas leis. No caso, nós que vivemos numa república federativa, temos leis federais, leis estaduais e leis municipais.

E as leis federais têm sempre vão ter precedência sobre as estaduais, as estaduais, por sua vez, vão ter precedência sobre as municipais. Uma lei federal vai valer muito mais do que uma lei estadual ou mesmo municipal. Então, a lei da atração é uma lei. Mas, não é uma lei absoluta. Não é uma lei federal, vamos colocar assim. Não há como negar que ela tanto existe quanto funciona, só que não é só ela que nos afeta, não é só ela que existe, não é só ela que interage conosco.

E, no cenário cósmico, não é uma lei de maior precedência, diante de outras leis. E, o que os autores do segredo omitem é justamente isso. Que existem muitas outras leis atuando e que estão interagindo a todo o momento com todos nós.

No nosso caso, no Brasil, vão existir leis que irão reger o destino de nosso país, leis maiores, leis cósmicas. Leis que irão traçar o destino cósmico(Kármico ???) de nosso país.para que este seja cumprido. E se você estiver no Brasil, vai partilhar desse destino, dessas leis cósmicas e dos objetivos que estão traçados para o nosso país. A sorte coletiva de todos que viverem aqui, neste espaço geográfico não será muito diferente de todo o resto.

Então, não vai adiantar ficar tentando atrair riqueza, riqueza, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano que isto não vai acontecer, porque as leis que influenciam o nosso país são outras, maiores.

Tudo isso leva a uma reflexão mais profunda que o segredo passa apenas por cima, que são as outras leis que estão agindo, como a lei da causa e do efeito, que tanto é alardeada pelo espiritualismo kardecista.

E, esta lei, é de maior precedência do que a lei da atração.
Tá certo que a programação neurolinguística que eles apresentam (de uma certa forma no livro) funciona, pensar de uma forma positiva ajuda, desejar de forma positiva ajuda também.
Mas, os fatores que entram na equação, como o destino cósmico do país em que se vive, da família em que se vive, da cidade em que se vive, do país em que se vive e do próprio mundo em que se vive, tudo isso conta, e vem antes da lei da atração.

Então, se você quer ter mesmo prosperidade, trabalhe diligentemente, não trapaceie e colherá os frutos. Sempre colherá.
Se quiser ser amado, seja amável, seja digno das pessoas gostarem de você, seja apaixonante, para que as pessoas se apaixonem por você. Se quiser ter boa saúde, não maltrate o seu organismo, não o faço ingerir coisas (comidas ou bebidas) que irão fazê-lo adoecer, mais cedo ou mais tarde.

Em suma, se quiser ter um amanhã melhor, comece a trabalhar hoje, agora, para ser digno dos bons frutos que, com certeza, virão. Mas, não se engane, tudo o que se quer conseguir, exige esforço, dedicação e paixão. Sempre.

sábado, 10 de outubro de 2009

APELO À DEMISSÃO DO PRESIDENTE DO COMITÊ NOBEL



A dirigente do principal partido da oposição norueguesa pediu hoje, sábado, a demissão do presidente do Comité Nobel que atribuiu o Prémio Nobel da Paz a Barack Obama.

Segundo Siv Jensen, as novas funções de Thorbjoern Jagland como presidente do Conselho da Europa ameaça a sua independência e credibilidade.

"Seria politicamente inteligente que Thorbjoern Jagland, nestas circunstâncias, se demita para evitar mal entendidos", declarou a líder do Partido do Progresso (direita) ao jornal Bergens Tidende.

Antigo primeiro-ministro trabalhista (1996-1997) e chefe da diplomacia norueguesa (2000-2001), Thorbjoern Jagland foi eleito em finais de Setembro para novo secretário-geral do Conselho da Europa, meses após ter assumido as funções de presidente do Comitê Nobel norueguês, em Fevereiro.

Também a dirigente do partido conservador Hoejre, Erna Solberg, criticou a dupla função de Jagland, sublinhando que foi eleito para o Conselho da Europa com o apoio da Rússia e que por isso pode vir a obstar às candidaturas de oposicionistas russos.

Tal como Siv Jensen, Erna Solberg criticou a atribuição do prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que considera prematura.

O Conselho da Europa, que festeja dentro em breve 60 anos, é uma instituição pan-europeia que congrega 47 Estados (entre os quais a Rússia, a Turquia e os países do Cáucaso, mas não a Bielorrússia) destinada à defesa e promoção dos direitos humanos e democracia.

Realmente, a população do Afeganistão e do Iraque devem estar festejando com rojões, muita dança, música e alegria, a escolha de Obama para receber o prêmio Nobel da Paz... Sem comentários...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O que é o Sucesso ???


Sucesso
Discurso do publicitário Nizan Guanaes na formatura da FAAP


Autor Nizan Guanaes

Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.
 
Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. 

E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo." E ela responde: "Eu também não, meu filho".


Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna. Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega viver como homens.

Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. Que era ficção, mas hoje é realidade, na pessoa de Geraldo Bulhões, Denilma e Rosângela, sua concubina. Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.



É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro.


Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não sente-se e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia! 

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansear, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta.

Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quem mexeu no pai rico ??? Ou... Auto-Ajuda ou Atrapalha ???

Ele tá rindo... Afinal, conseguiu vender mais um exemplar do "Pai Rico..."

Pai rico, pai pobre lançou uma febre editorial. Bem, como sempre, livros de auto ajuda, em todos os setores acabam se tornando best sellers. As pessoas parecem precisar de fórmulas mágicas para poder atravessar a vida. Como se trabalho honesto, estudo, esforço, gratidão e empenho fossem dispensáveis.

Assim como "Quem mexeu no meu queijo?", que é pueril em seus conselhos, ensinando o óbvio como se fosse uma velada arte misteriosa dos segredos do universo, Pai rico é extremamente fora da realidade.

Mas, vamos nos ater um pouco no "Queijo"... Eu, já tive reuniões de staff onde, não só o livro, como também um audiovisual sobre o livro, foram muito discutidos e, obviamente, "doutrinados" no staff geral...

Alguns gerentes são conhecidos  por distribuir em massa cópias do livro para os funcionários, alguns dos quais veem isto como um insulto, ou uma tentativa de caracterizar um pensamento contrário (contra o gestor) como não "movendo-se com o queijo".

No ambiente corporativo, as gerências tem sido conhecidas por distribuir esse livro para os funcionários, durante épocas de "re-organização estrutural", "downsizing" e "outsourcing" (que belos termos para nomear os cortes e demissões...), em uma tentativa de retratar mudanças desfavoráveis ou desleais de uma forma otimista ou oportunista. Este desvio de mensagem do livro é visto por alguns como uma tentativa por parte de gestão organizacional para "domar" os funcionários de forma rápida e incondicionalmente assimilar os ideais de gestão, mesmo que possam ser prejudiciais a eles profissionalmente.

Mas, eu li "Quem mexeu no meu queijo". E, vi um livro que trazia uma mensagem batida, que todo mundo já sabia, como se fosse um grande mistério desvendado. E, o que é pior: Sua mensagem bem se encaixa para manobrar os funcionários. Realmente, se a pessoa não tem um pouco de discernimento, vai ler o livro e achar a mensagem positiva... Mas, e quando se tentar aplicar a mensagem ao "downsizing" que está havendo na empresa, onde vão cortar pelo menos 20 pessoas do seu departamento e você terá que trabalhar pelo menos por três ??? Aí, o livro serviu apenas para "preparar" o seu espírito para... O pior... É claro... E, se você está descontente, não seguiu a mensagem... Você não está indo na direção do queijo. E a firma, naturalmente, dispensará você...

Bem, com esse livro, começamos a ver como a "auto-ajuda" atrapalha. Só com o "Queijo", gerentes poderão ter em mãos um instrumento para docilizar, dobrar e moldar seus subordinados. Aí vemos um dos pecados desse tipo de literatura, que seria dominação de massas de funcionários (ignorantes e impensantes, diga-se de passagem).

Mas, a coisa toda fica pior. Bem pior. "O segredo" é ridículo. Eu já o li, e, pensei: "Como um livro tão óbvio fez tanto sucesso???"...
A lei da atração... Ora, eu posso ficar um mês inteiro pensando boas coisas para fazer a lei da atração funcionar... E não conseguir nada...
Mas, a mensagem tem que ser espalhada... E, neste caso, como se espalhou...  Em dezenas de outros livros, filmes, canecas, camisetas, canetas, lancheiras... Tudo pelo bem do sucesso e prosperidade... Pelo menos de quem inventou esse tipo de livros e essas tralhas.  O Dr. Lair Ribeiro(um grande guru de auto-ajuda) também dizia que nunca aplicou em si mesmo as fórmulas que aconselhava para os outros, por isso, não tinha certeza se iam funcionar.

Agora, voltamos ao Pai rico... É um livro também ridículo, mas, como tem a fórmula mágica para enriquecer, fez (e ainda faz) muito sucesso...

Vejamos, em breves linhas, o que o livro "aconselha"

O tema central do Pai Rico é que você nunca vai ficar rico perseguindo um salário mais elevado, aparentemente a ética do trabalho duro e honesto é para otários. O que você precisa fazer é "concentrar seus esforços em apenas comprar os ativos de geração de renda." Como? Acontece que sempre que Robert Kiyosaki(o autor) oferece um exemplo da sua vida, quase que invariavelmente envolve especulação imobiliária.

É difícil julgar a veracidade de suas não-muito-específicas alegações  nesta frente, e tanto quanto se sabe, o interesse da imprensa em Kiyosaki, até à data tem sido limitado a entrevistas brandas que reiteram o valor de temas de seu livro(mais promoção grátis do que informação real mesmo). Um crítico de Kyiosaki, o escritor imobiliário  John T. Reed, foi mais fundo. Ele questiona, entre outras coisas, se o pai rico ainda existe.

John T. Reed fez críticas muito contundentes, falando sobre "Pai rico, Pai pobre  contém muitos conselhos errados, muitos maus conselhos, alguns conselhos perigoso, e praticamente nenhum bom conselho."

Reed enumera alguns dos "conselhos" :


  • "Se você vai falir, quebre em grande estilo"
  • Convencer as pessoas que a faculdade é para otários
  • Advoga cometer crimes: ter amigos ricos para a negociação de ações com base em informações não-públicas, privilegiadas, ele diz: "É para isso que são os amigos"
  • Recomenda a fraude fiscal através da dedução das férias e encargos de clubes de saúde

Porém, um dos temas recorrentes do livro é o uso de bens imobiliários como forma de aumentar o patrimônio (como vimos acima), e, especular sobre este patrimônio para aumentar rendas. E, aí temos a raíz de alguns de nossos problemas...

Aqui chegando, nos deparamos com o seguinte: Livros podem ser perigosos, pelas mensagens que eles passam. No caso do "Queijo", se tornam mecanismo de controle, no caso do "Segredo", uma fórmula mágica para alienar-se da realidade e no caso do "Pai rico", catastróficos conselhos para acumular patrimônio via mercado imobiliário, o que, se não está fazendo as pessoas ficarem ricas, está dificultando a vida de todo mundo.

Sim... Os conselhos errados de Robert Kyiosaki fizeram a cabeça de muita gente, especialmente aqui no Brasil. Vemos que a especulação imobiliária atinge níveis astronômicos: Comprar uma casa, um terreno hoje, é muito mais difícil do que era, digamos, vinte anos atrás. Todos que leram o livro, começaram a hiper valorizar bens imobiliários, fazendo o mercado inflacionar, de forma artificial.
Hoje, pequenos apartamentos, kitinetes, estão sendo vendidos a peso de ouro. Coisa fora da realidade. E, essa ilusão de riqueza fácil apenas está dificultando a vida de todos, já que todos precisam morar. E, do jeito que o mercado imobiliário se inflacionou, está muito difícil conseguir onde. Talvez numa periferia muito barra pesada, talvez até em outra cidade. Mas, de qualquer forma, a qualidade de vida se deteriora. E, ao invés de tornar uma minoria muito rica ou próspera, apenas deixa todos mais miseráveis...