quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quem mexeu no pai rico ??? Ou... Auto-Ajuda ou Atrapalha ???

Ele tá rindo... Afinal, conseguiu vender mais um exemplar do "Pai Rico..."

Pai rico, pai pobre lançou uma febre editorial. Bem, como sempre, livros de auto ajuda, em todos os setores acabam se tornando best sellers. As pessoas parecem precisar de fórmulas mágicas para poder atravessar a vida. Como se trabalho honesto, estudo, esforço, gratidão e empenho fossem dispensáveis.

Assim como "Quem mexeu no meu queijo?", que é pueril em seus conselhos, ensinando o óbvio como se fosse uma velada arte misteriosa dos segredos do universo, Pai rico é extremamente fora da realidade.

Mas, vamos nos ater um pouco no "Queijo"... Eu, já tive reuniões de staff onde, não só o livro, como também um audiovisual sobre o livro, foram muito discutidos e, obviamente, "doutrinados" no staff geral...

Alguns gerentes são conhecidos  por distribuir em massa cópias do livro para os funcionários, alguns dos quais veem isto como um insulto, ou uma tentativa de caracterizar um pensamento contrário (contra o gestor) como não "movendo-se com o queijo".

No ambiente corporativo, as gerências tem sido conhecidas por distribuir esse livro para os funcionários, durante épocas de "re-organização estrutural", "downsizing" e "outsourcing" (que belos termos para nomear os cortes e demissões...), em uma tentativa de retratar mudanças desfavoráveis ou desleais de uma forma otimista ou oportunista. Este desvio de mensagem do livro é visto por alguns como uma tentativa por parte de gestão organizacional para "domar" os funcionários de forma rápida e incondicionalmente assimilar os ideais de gestão, mesmo que possam ser prejudiciais a eles profissionalmente.

Mas, eu li "Quem mexeu no meu queijo". E, vi um livro que trazia uma mensagem batida, que todo mundo já sabia, como se fosse um grande mistério desvendado. E, o que é pior: Sua mensagem bem se encaixa para manobrar os funcionários. Realmente, se a pessoa não tem um pouco de discernimento, vai ler o livro e achar a mensagem positiva... Mas, e quando se tentar aplicar a mensagem ao "downsizing" que está havendo na empresa, onde vão cortar pelo menos 20 pessoas do seu departamento e você terá que trabalhar pelo menos por três ??? Aí, o livro serviu apenas para "preparar" o seu espírito para... O pior... É claro... E, se você está descontente, não seguiu a mensagem... Você não está indo na direção do queijo. E a firma, naturalmente, dispensará você...

Bem, com esse livro, começamos a ver como a "auto-ajuda" atrapalha. Só com o "Queijo", gerentes poderão ter em mãos um instrumento para docilizar, dobrar e moldar seus subordinados. Aí vemos um dos pecados desse tipo de literatura, que seria dominação de massas de funcionários (ignorantes e impensantes, diga-se de passagem).

Mas, a coisa toda fica pior. Bem pior. "O segredo" é ridículo. Eu já o li, e, pensei: "Como um livro tão óbvio fez tanto sucesso???"...
A lei da atração... Ora, eu posso ficar um mês inteiro pensando boas coisas para fazer a lei da atração funcionar... E não conseguir nada...
Mas, a mensagem tem que ser espalhada... E, neste caso, como se espalhou...  Em dezenas de outros livros, filmes, canecas, camisetas, canetas, lancheiras... Tudo pelo bem do sucesso e prosperidade... Pelo menos de quem inventou esse tipo de livros e essas tralhas.  O Dr. Lair Ribeiro(um grande guru de auto-ajuda) também dizia que nunca aplicou em si mesmo as fórmulas que aconselhava para os outros, por isso, não tinha certeza se iam funcionar.

Agora, voltamos ao Pai rico... É um livro também ridículo, mas, como tem a fórmula mágica para enriquecer, fez (e ainda faz) muito sucesso...

Vejamos, em breves linhas, o que o livro "aconselha"

O tema central do Pai Rico é que você nunca vai ficar rico perseguindo um salário mais elevado, aparentemente a ética do trabalho duro e honesto é para otários. O que você precisa fazer é "concentrar seus esforços em apenas comprar os ativos de geração de renda." Como? Acontece que sempre que Robert Kiyosaki(o autor) oferece um exemplo da sua vida, quase que invariavelmente envolve especulação imobiliária.

É difícil julgar a veracidade de suas não-muito-específicas alegações  nesta frente, e tanto quanto se sabe, o interesse da imprensa em Kiyosaki, até à data tem sido limitado a entrevistas brandas que reiteram o valor de temas de seu livro(mais promoção grátis do que informação real mesmo). Um crítico de Kyiosaki, o escritor imobiliário  John T. Reed, foi mais fundo. Ele questiona, entre outras coisas, se o pai rico ainda existe.

John T. Reed fez críticas muito contundentes, falando sobre "Pai rico, Pai pobre  contém muitos conselhos errados, muitos maus conselhos, alguns conselhos perigoso, e praticamente nenhum bom conselho."

Reed enumera alguns dos "conselhos" :


  • "Se você vai falir, quebre em grande estilo"
  • Convencer as pessoas que a faculdade é para otários
  • Advoga cometer crimes: ter amigos ricos para a negociação de ações com base em informações não-públicas, privilegiadas, ele diz: "É para isso que são os amigos"
  • Recomenda a fraude fiscal através da dedução das férias e encargos de clubes de saúde

Porém, um dos temas recorrentes do livro é o uso de bens imobiliários como forma de aumentar o patrimônio (como vimos acima), e, especular sobre este patrimônio para aumentar rendas. E, aí temos a raíz de alguns de nossos problemas...

Aqui chegando, nos deparamos com o seguinte: Livros podem ser perigosos, pelas mensagens que eles passam. No caso do "Queijo", se tornam mecanismo de controle, no caso do "Segredo", uma fórmula mágica para alienar-se da realidade e no caso do "Pai rico", catastróficos conselhos para acumular patrimônio via mercado imobiliário, o que, se não está fazendo as pessoas ficarem ricas, está dificultando a vida de todo mundo.

Sim... Os conselhos errados de Robert Kyiosaki fizeram a cabeça de muita gente, especialmente aqui no Brasil. Vemos que a especulação imobiliária atinge níveis astronômicos: Comprar uma casa, um terreno hoje, é muito mais difícil do que era, digamos, vinte anos atrás. Todos que leram o livro, começaram a hiper valorizar bens imobiliários, fazendo o mercado inflacionar, de forma artificial.
Hoje, pequenos apartamentos, kitinetes, estão sendo vendidos a peso de ouro. Coisa fora da realidade. E, essa ilusão de riqueza fácil apenas está dificultando a vida de todos, já que todos precisam morar. E, do jeito que o mercado imobiliário se inflacionou, está muito difícil conseguir onde. Talvez numa periferia muito barra pesada, talvez até em outra cidade. Mas, de qualquer forma, a qualidade de vida se deteriora. E, ao invés de tornar uma minoria muito rica ou próspera, apenas deixa todos mais miseráveis...

4 comentários:

  1. Vc pode ter sua opinião é uma coisa, agora colocar a culpa dos preços dos imóveis estarem mais altos por causa do livro vc não sabe muito bem o que está falando. Não estou defendendo o livro. Só pensa um pouquinho melhor antes de escrever.

    Everton

    ResponderExcluir
  2. Eu não afirmei que a única razão da alta no mercado imobiliário é um livro. Existem diversas causas para especulação imobiliária. Caso haja uma movimentação empresarial e industrial em certa região, isso já é uma razão para haver especulação imobiliária. Eu afirmo que a mensagem do livro ajuda a inflacionar artificialmente o mercado, ou seja, preços subindo sem uma razão real por trás.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li os dois livros. O do queijo não me lembro de mais nada da mensagem dele. Do Pai Rico, associei-o logo quando veio o estouro da bolha imobiliária nos EUA. Será que muitos dos que viviam de especulação imobiliária não estavam seguindo os ensinamentos deste livro. Eu pessoalmente gostei de alguns conceitos porém outros descartei por serem fora da realidade. Ninguém pode levar ao pé da letra um livro de auto-ajuda. É apenas ajuda e não a solução definitiva. O livro O Segredo se mal-interpretado pode criar uma legião de vagabundos rs...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, uma das consequências dos "conselhos" do Pai rico pode ter sido a crise das hipotecas... Mais um malefício saído de conselhos fracos e ruins...

    ResponderExcluir