quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Segredo do Segredo... Ou, aquilo que eles não contam...


Como eu tinha escrito antes, e falado sobre auto ajuda (que nem sempre ajuda, e, algumas vezes atrapalha) vou falar agora sobre outro best-seller da auto ajuda " O segredo", e, principalmente, o segredo que eles não contam.

A auto-ajuda não é de todo ruim não, muitas vezes ela funciona, muitas pessoas conseguem ter um auxílio motivacional, uma melhoria até de ânimo, de humor, muitas pessoas precisam ler o que está escrito nos livros de auto ajuda. Muitas delas precisam(precisavam) ouvir(ler) aquelas palavras de ajuda.

E, como falei antes sobre "Quem Mexeu no Meu Queijo", sobre "Pai Rico, Pai Pobre" vou discorrer agora sobre "O segredo".

Como eu já tinha falado antes, o interessante da auto-ajuda, e, que também ajuda vender (muito), é que ela é apresentada com se fosse uma sabedoria esotérica e até sobrenatural, que vai resolver todos os problemas.

E aí nós vemos como é que fica o Segredo nessa história toda. Um dos pontos chaves do Segredo é a lei da atração e, mostra diversos casos de sucesso, e, eu não vou negar que a lei da atração existe e funciona. Mas também, existem certas coisas que os autores do Segredo sabiamente omitem

E justamente esses resultados vendidos não mencionam outros fatores que envolvem a lei da atração, outras leis que estão acontecendo. Porque a coisa toda, botando numa outra perspectiva seria algo como a interação que existe entre diversas leis. No caso, nós que vivemos numa república federativa, temos leis federais, leis estaduais e leis municipais.

E as leis federais têm sempre vão ter precedência sobre as estaduais, as estaduais, por sua vez, vão ter precedência sobre as municipais. Uma lei federal vai valer muito mais do que uma lei estadual ou mesmo municipal. Então, a lei da atração é uma lei. Mas, não é uma lei absoluta. Não é uma lei federal, vamos colocar assim. Não há como negar que ela tanto existe quanto funciona, só que não é só ela que nos afeta, não é só ela que existe, não é só ela que interage conosco.

E, no cenário cósmico, não é uma lei de maior precedência, diante de outras leis. E, o que os autores do segredo omitem é justamente isso. Que existem muitas outras leis atuando e que estão interagindo a todo o momento com todos nós.

No nosso caso, no Brasil, vão existir leis que irão reger o destino de nosso país, leis maiores, leis cósmicas. Leis que irão traçar o destino cósmico(Kármico ???) de nosso país.para que este seja cumprido. E se você estiver no Brasil, vai partilhar desse destino, dessas leis cósmicas e dos objetivos que estão traçados para o nosso país. A sorte coletiva de todos que viverem aqui, neste espaço geográfico não será muito diferente de todo o resto.

Então, não vai adiantar ficar tentando atrair riqueza, riqueza, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano que isto não vai acontecer, porque as leis que influenciam o nosso país são outras, maiores.

Tudo isso leva a uma reflexão mais profunda que o segredo passa apenas por cima, que são as outras leis que estão agindo, como a lei da causa e do efeito, que tanto é alardeada pelo espiritualismo kardecista.

E, esta lei, é de maior precedência do que a lei da atração.
Tá certo que a programação neurolinguística que eles apresentam (de uma certa forma no livro) funciona, pensar de uma forma positiva ajuda, desejar de forma positiva ajuda também.
Mas, os fatores que entram na equação, como o destino cósmico do país em que se vive, da família em que se vive, da cidade em que se vive, do país em que se vive e do próprio mundo em que se vive, tudo isso conta, e vem antes da lei da atração.

Então, se você quer ter mesmo prosperidade, trabalhe diligentemente, não trapaceie e colherá os frutos. Sempre colherá.
Se quiser ser amado, seja amável, seja digno das pessoas gostarem de você, seja apaixonante, para que as pessoas se apaixonem por você. Se quiser ter boa saúde, não maltrate o seu organismo, não o faço ingerir coisas (comidas ou bebidas) que irão fazê-lo adoecer, mais cedo ou mais tarde.

Em suma, se quiser ter um amanhã melhor, comece a trabalhar hoje, agora, para ser digno dos bons frutos que, com certeza, virão. Mas, não se engane, tudo o que se quer conseguir, exige esforço, dedicação e paixão. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário