quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pior que a Epidemia de Gripe, é a Epidemia do Medo




A nova "febre" do momento não é uma febre, mas, uma gripe. E, bastante fatal.
Porém, de uma epidemia que surgiu do nada e se alastrou como fogo num capinzal seco, analisemos o contexto em que ocorreu...

Desde o ano passado, estamos vivendo a crise das hipotecas dos EUA. Crise esta que atingiu o mundo inteiro e provocou muitos danos. A crise era o assunto número 1 da mídia, com os relatos de firmas fechando, desemprego aumentando, bancos quebrando. Enfim, caos total em todo o mundo.

Mesmo a China, um emergente na nova economia sofria com os tropeços da economia americana.

Eis que, sem mais avisos, repentinamente, outra notícia de maior teor alarmista tomou os noticiários: A epidemia de gripe suína mexicana.
Rapidamente, a crise das hipotecas foi esquecida. As notícias passaram a focar somente a tão malfadada gripe e seus efeitos e contágio.

Estranho... A crise acabou ??? Não... Continua tão ruim ou mesmo até pior. Mas a mídia tem outro bandido a perseguir. Não é Bin Laden, não é o presidente do Irã, não é o Di Caprio.

Porém, a velocidade e o atropelo dos acontecimentos nos faz pensar se tudo não passou de um teatrinho... Justamente para desviar a atenção dos problemas maiores que estamos enfrentando. Lembram-se do George W. Bush ???

Quando a popularidade dele estava em baixa, ele sempre achava algum país do "eixo do mal" para invadir e justificar seus gastos com armamentos. E, geralmente funcionava. Até que a população se fartou de ter filhos, amigos, parentes, maridos, esposas sendo mortos para um teatrinho.

O retrospecto de notícias da gripe insinua que ela foi fabricada, foi plantada como uma distração.
Entre 2005 e 2006, cientistas do CDC de Atlanta pesquisavam uma forma de trazer o vírus da gripe espanhola (curiosamente, também denominado de H1N1) de volta à vida, para estudos. A notícia está aqui
Bem, muito pouco se falou sobre o desenrolar deste experimento. Na verdade, foi até esquecido pela mídia.

Mas, vamos um pouquinho mais além. Em 2008 tivemos um filme muito famoso, com o Will Smith, "Eu sou a Lenda", que tratava de uma epidemia mundial que tinha dizimado 80% da população. As cenas com Will Smith perambulando por uma Nova Iorque deserta e abandonada são de dar calafrios... Seria uma coincidência o lançamento deste filme, e, depois essa epidemia acontecer ???
Ou talvez, no imaginário coletivo já estivesse sendo plantada a semente do desespero ???

A verdade é que esta gripe, que é muito grave, está tendo uma importância maior do que merece, já que, se tornou o novo vilão no imaginário popular.
A gripe comum mata muito mais por ano que esta já matou. Sem falar em outras doenças.

Mas... Gripe comum não vende Tamiflu, não é mesmo ??? E, os fabricantes de Tamiflu precisam desse terror, desse desespero inconsciente para um belo reforço de caixa.

O governo da Suiça, país do laboratório Roche, está investigando como o laboratório tinha um estoque tão grande de Tamiflu se não havia uma necessidade iminente para sua produção...? Quem sabe os números de caixa sejam a justificativa.

Mas, antes de sucumbir ao medo e ao desespero, existe um ótimo vídeo sobre a epidemia e sua possível fabricação, o qual posto a seguir





Assim prezados leitores, tenhamos coragem para poder atravessar mais essa crise. Desta vez uma epidemia. Mas, mais uma epidemia de medo, de desespero e terror do que uma epidemia de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário