sexta-feira, 23 de abril de 2010

Esse é um País que vai pra frente... Onde ?


Nosso país é sempre festejado como o país do futuro, como o país do amanhã. Mas, esse amanhã nunca chega. E, continuamos vivendo sempre no ópio da esperança.

Nossos índices sociais são péssimos, e, deveríamos, pela idade( e tamanho) de nosso país, estar bem melhor.

Mas, quais são os problemas que nos afligem ??? Diversos. Mas, existem certos aspectos que não nos permitem sair da condição de eterna colônia. E, consequentemente, dependência.

E, dos diversos( e sérios) problemas que nosso país enfrenta, podemos discorrer sobre dois graves problemas que afetam o desenvolvimento de nossa sociedade.

O Empreendedorismo-
Muito se fala que, no nosso país, as pessoas não são acostumadas a se tornarem empreendedoras, e, que, a maioria das empresas (senão grande parte) nasce mais da dificuldade e necessidade de se conseguir trabalho do que propriamente de oportunidades e vontade nessa direção.
Este realmente é um problema. Nossos jovens que não conseguem oportunidades, nossos seniores, que estão numa ótima fase produtiva, mas também, o mercado lhes nega acolhida. Para todos esses, o empreendedorismo forçado é a solução.
Mas, que empreendedorismo ???
Num país como o nosso, em que o governo coloca obstáculos muito difíceis de serem transpostos, começar uma empresa não é uma opção, mas, geralmente, falta de opção.
E, com todos os impostos, taxas, liberações, alvarás, permissões, o pobre empreendedor ficará, pelo menos, 3 meses pagando ao governo até que consiga começar a faturar...
É... E, nesse meio tempo, com a forte concorrência e as flutuantes situações econômicas, quem diz que muita gente não vai à falência antes mesmo de começar...???
O pobre empreendedor padece, e, temos que a informalidade aumenta cada vez mais, atraindo os olhos ávidos do fisco até sobre os vendedores ambulantes.
Agora, como mudar essa situação ?

Quando uma condição não apresenta uma solução evidente e direta, é sinal que as coisas já vêm erradas há tanto tempo, que não se consegue ter uma visão clara, por conta de estruturas viciadas. E, esse binômio imbatível, burocracia + impostos vem de muito tempo.
Todas essas dificuldades e barreiras(junto com uma corrupção endêmica) vêm de muito tempo atrás, do nosso Brasil colônia. Nos tempos de nosso país, submisso à coroa portuguesa, não era interessante permitir que os nativos pudessem ter negócios seus, estando sempre dependentes dos senhores portugueses. E este triste quadro pouco mudou até hoje: A corrupção da coroa se enraizou nos tratos do estado com o cidadão a tal ponto, que já não se vê uma saída para essa situação, que está corroendo todos as engrenagens do estado e emperrando o seu movimento.

-E o Papel do Estado...
Me respondam: Qual estado trata seus cidadãos como se fossem criminosos ? Com desconfiança ? Sempre se intrometendo nas relações sociais e cada vez mais na intimidade do indivíduo ???
Um estado colonial, já que a colônia não é formada pelos mesmos componentes da corte, assim, os ditos cidadãos, são pessoas de segunda classe.
Era assim nos tempos de Portugal coroa e do Brasil colônia. E, continua assim até hoje.
O estado, para alimentar todo o seu aparato corrupto, sangra cada vez mais os bolsos dos cidadãos. Cidadãos ? Não... Povo. Plebe rude e malcheirosa, que não tendo como sonegar, morre direto no contra cheque, já com imposto descontado na fonte.
E, o estado, cada vez mais quer saber: O que você comprou, quanto ganhou, onde gastou, quais as suas posses.
Me perdoem os sonhadores, mas, não vivemos numa democracia. Vivemos num estado de vigilância e intromissão na privacidade. E, tudo isso para alimentar o cruel leão, guardião dos impostos, e, em nosso caso, Cerberus, o cão infernal, seria mais adequado.
Nossa triste realidade, é ter um governo que trata seus cidadãos como se os colonos degredados de 1500 fossem, diferenciando o estado da sociedade, e, agindo com a mesma frieza cruel de Portugal, exigindo sempre o quinto de ouro todos os anos, que em nossos dias, é muito mais do que 20%
E não se iludam, pois a alternância de partidos diferentes no poder de nada adiantou, já que,  mesmo os ditos esquerdistas históricos nada fizeram contra a voracidade do estado no bolso dos ditos cidadãos... Piorou, em diversos aspectos. E, sem uma perspectiva de mudanças e melhoria no horizonte.

Portanto, enquanto vivermos atados a um estado que se distancia da população e se trata como se fosse a coroa de outro país, e, trata a seus cidadãos como se fossem os criminosos que aqui aportaram para colonizar esta terra, iremos muito mal... E, para onde ???

2 comentários:

  1. I describe a government as a mammoth body that is full of inertia, arrogance and only knows how to parasite on the people that actually gave it a name.

    ResponderExcluir
  2. Thanks for your kind comment. We are not so different after all...

    ResponderExcluir