quinta-feira, 1 de abril de 2010

De Que Adiantam Milhões ???


De reais, se temos milhões a mais de miseráveis reais ???

Sim, dinheiro, dinheiro, dinheiro. Ficar rico a qualquer preço, ter um vidão, um carrão e um mulherão.

Será ???

Senão vejamos... Você, presumindo-se que ficou milionário da noite para o dia. Uma herança, acertou a Mega Sena, enfim... Está montado na grana.
Vai, e compra uma Ferrari. Aquelas vermelhas, modelo Enzo. Mas... Não importa o quão incrementada seja essa sua Ferrari, quando você parar no semáforo, crianças vão fazer malabarismos na sua frente, querendo trocados. Ou vão limpar o para-brisa, ou passar uma flanela nas rodas...

Não há como se esconder. A miséria em que vivemos, é como uma escuridão que a cada dia envolve mais e mais pessoas. E, vai destruindo tudo, arrasando com as boas intenções e jogando as pessoas em  desespero e desalento atrozes.

E, nesse caos coletivo, a ideia de ficar rico aparece como se fosse uma solução. Uma mágica que nos tiraria da pressão da miséria, que está fechando o cerco e diminuindo a nossa zona de segurança.

Mas... Qualquer quantia de dinheiro que possamos ganhar, até por um passe de mágica, não mudará a situação em que nosso país se encontra. Não mudará a realidade à nossa volta. E aí advém os problemas...

Não que ter dinheiro seja ruim, longe disso. Mas, nessa época em que vivemos, até ter dinheiro está complicado. Sim... Sequestros relâmpagos, roubos, assassinatos, tramas urdidas por pessoas próximas, trapaças legais...

Ou você tem muito dinheiro, e se muda para o exterior. Ou, com seus milhões, consegue viver numa realidade alternativa à nossa: Condomínios fechados, seguranças e vigilância 24 horas, restaurantes fechados, onde somente VIP's possam frequentar...

Mas, não... Ter milhões, bilhões, não é algo factível hoje em dia. Os poucos brasileiros que hoje possuem seus bilhões, ou são fortunas já feitas há um bom tempo, ou são investidores que estavam na hora certa, no lugar certo (e, principalmente, com os amigos certos)

Dinheiro é bom... Mas, já foi melhor. Foi melhor no tempo em que você podia ganha-lo, e, não ter medo de ser roubado, sequestrado, hostilizado apenas por ter dinheiro. Não... A coisa hoje está de um jeito, que, se você possuir alguma coisinha  a mais, seja um carro, seja uma casa, já é visto com olhos desconfiados, e, passa a ser hostilizado, seja por moradores de rua, seja por flanelinhas, seja pelo movimento dos sem-terra...

Claro que temos índices de crescimento, de superávit comercial e, nosso país, na propaganda oficial está muito melhor do que na realidade. Mas, na rua, continuam as crianças a fazer malabarismos nos semáforos, os adultos a pedir, as meninas a vender-se.

Na verdade, como eu gostaria de me mudar para esse Brasil das propagandas do governo...

Um comentário:

  1. E por que queremos sempre mais do que podemos usufruir?? Por que nossa ambição não acaba no conforto e tem sempre que chegar a ostentação exurbitante???

    Por que ao ver uma criança pedindo na porta do supermercado, paro a dar explicações a quem está ao meu lado, de como ela vai utilizar o dinheiro da esmola, o que está por trás da cena, o que o sistema de "mendigagem" provoca em nossa pobre sociedade...

    Por que não calo aquela voz irritante, que me dá o direito de discursar sobre MEUS direitos, acima dos dela, com um pacote de bolachinhas "Fominhas"?????

    Por que preciso sair de minha pátria para curtir as dádivas do capitalismo sem medo, enquanto o gringo se maravilha com nossas riquezas naturais e nossa simpliscidade de vida?????
    ...

    Por que não consigo mais olhar o (meu) mundo e vê-lo com clareza, ver o céu e contemplar as estrelas, ver a chuvar e brincar com suas gotas, ver as nuvens e contemplar suas formas??????
    ...

    Preciso de tanto dinheiro assim???????
    Ele dar-me-a tudo que necessito e quero????????

    Estamos amornando...

    Nossos corações não são mais quentes e tão pouco frios o suficientes para exterminarmos nossos "problemas".

    Como um único homem pode levar TODA a responsabilidade de NOSSOS próprios atos?????????

    Não sei.

    Mas te digo uma coisa, o "ser humano" está cada vez mais individualista, fechando-se sobre si. Querendo mais e tudo. Não tem tempo para pequenos (e verdadeiros) prazeres.

    Estamos dando valor (financeiro) demais a coisas erradas. Sei que somos filhos do capitalismo, mas devíamos ir com calma, ou acabaremos perdendo nossa humanidade, tornando-nos bestas, destruindo o próximo e o bem comum a procura de (status) bem-estar.

    E assim, neste devaneio de glória nos autodestruiremos...

    Então realmente eu que te digo, de que adiantam milhões??????????

    ResponderExcluir