quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ideologia, eu quero uma pra viver...

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Então...





Saudades de nosso poeta maior, Cazuza, que há tantos anos atrás compôs Ideologia, tão mais atual hoje do que naqueles tempos...





Para um melhor efeito, clique Play (o botão parecido com |> ) nos dois vídeos ao mesmo tempo...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pior que a Epidemia de Gripe, é a Epidemia do Medo




A nova "febre" do momento não é uma febre, mas, uma gripe. E, bastante fatal.
Porém, de uma epidemia que surgiu do nada e se alastrou como fogo num capinzal seco, analisemos o contexto em que ocorreu...

Desde o ano passado, estamos vivendo a crise das hipotecas dos EUA. Crise esta que atingiu o mundo inteiro e provocou muitos danos. A crise era o assunto número 1 da mídia, com os relatos de firmas fechando, desemprego aumentando, bancos quebrando. Enfim, caos total em todo o mundo.

Mesmo a China, um emergente na nova economia sofria com os tropeços da economia americana.

Eis que, sem mais avisos, repentinamente, outra notícia de maior teor alarmista tomou os noticiários: A epidemia de gripe suína mexicana.
Rapidamente, a crise das hipotecas foi esquecida. As notícias passaram a focar somente a tão malfadada gripe e seus efeitos e contágio.

Estranho... A crise acabou ??? Não... Continua tão ruim ou mesmo até pior. Mas a mídia tem outro bandido a perseguir. Não é Bin Laden, não é o presidente do Irã, não é o Di Caprio.

Porém, a velocidade e o atropelo dos acontecimentos nos faz pensar se tudo não passou de um teatrinho... Justamente para desviar a atenção dos problemas maiores que estamos enfrentando. Lembram-se do George W. Bush ???

Quando a popularidade dele estava em baixa, ele sempre achava algum país do "eixo do mal" para invadir e justificar seus gastos com armamentos. E, geralmente funcionava. Até que a população se fartou de ter filhos, amigos, parentes, maridos, esposas sendo mortos para um teatrinho.

O retrospecto de notícias da gripe insinua que ela foi fabricada, foi plantada como uma distração.
Entre 2005 e 2006, cientistas do CDC de Atlanta pesquisavam uma forma de trazer o vírus da gripe espanhola (curiosamente, também denominado de H1N1) de volta à vida, para estudos. A notícia está aqui
Bem, muito pouco se falou sobre o desenrolar deste experimento. Na verdade, foi até esquecido pela mídia.

Mas, vamos um pouquinho mais além. Em 2008 tivemos um filme muito famoso, com o Will Smith, "Eu sou a Lenda", que tratava de uma epidemia mundial que tinha dizimado 80% da população. As cenas com Will Smith perambulando por uma Nova Iorque deserta e abandonada são de dar calafrios... Seria uma coincidência o lançamento deste filme, e, depois essa epidemia acontecer ???
Ou talvez, no imaginário coletivo já estivesse sendo plantada a semente do desespero ???

A verdade é que esta gripe, que é muito grave, está tendo uma importância maior do que merece, já que, se tornou o novo vilão no imaginário popular.
A gripe comum mata muito mais por ano que esta já matou. Sem falar em outras doenças.

Mas... Gripe comum não vende Tamiflu, não é mesmo ??? E, os fabricantes de Tamiflu precisam desse terror, desse desespero inconsciente para um belo reforço de caixa.

O governo da Suiça, país do laboratório Roche, está investigando como o laboratório tinha um estoque tão grande de Tamiflu se não havia uma necessidade iminente para sua produção...? Quem sabe os números de caixa sejam a justificativa.

Mas, antes de sucumbir ao medo e ao desespero, existe um ótimo vídeo sobre a epidemia e sua possível fabricação, o qual posto a seguir





Assim prezados leitores, tenhamos coragem para poder atravessar mais essa crise. Desta vez uma epidemia. Mas, mais uma epidemia de medo, de desespero e terror do que uma epidemia de verdade.