sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Querer as coisas certas... Mas... De formas erradas ???


Querer, querer, querer, todo mundo quer... Agora, como conseguir ???
Sim, temos diversos sonhos sendo vendidos hoje: Gerente de multinacional, casado com a Juliana Paes, cobertura no Leblon... Que tal uma ferrari na garagem ???

É... Todos são sonhos... A maioria fabricado. Curioso como ninguém sonha mais em ser um juiz severo, para botar os canalhas na cadeia, ou ser um policial destemido para prender bandidos, ou ser um cientista que ache a cura do câncer/aids...

Todos têm sonhos. Na verdade, temos mais sonhadores do que pessoas que estão acordadas vivendo a realidade. E, invariavelmente, os sonhos se tornam apelos de consumo... E, nada muito além disso.

Mas, afora os sonhos que nos são impostos (vendidos), outras mensagens subliminares andam fazendo nossas cabeças.
E, em nossa competitiva sociedade capitalista, já faz tempo isso. Desde o "leve vantagem em tudo" ao "segundo lugar é o primeiro perdedor", estamos sempre sendo atirados à luta, competição, ganhar e chegar na frente.

E, o que é pior, ao invés de haver a glorificação de seguir um caminho honesto e sério, há a apologia do atalho, do jeitinho, da trapaça, de ser mais esperto...

E, tanto nossa mídia quanto nossa ficção ajudam nisso. Afinal, em quantas obras televisivas, hoje em dia, o crime compensa ? O bandido se dá bem ? O mal triunfa no final ?

Mas, não é bem assim. A propaganda de uma sociedade amoral pode ter um objetivo de adestrar trabalhadores a lidar com situações em que eles devem ser impiedosos e sem muitos escrúpulos morais para conseguir resultados. Ok. Eu reconheço. Só que essa "doutrinação" está fazendo muito mais mal do que algum bem(será que algum dia fez bem ?). Afinal, hoje em dia, não são apenas os executivos agressivos que estão aplicando essa cartilha, estão rezando por essa bíblia. Mas, nossos jovens, nossos pequenos aviões que almejam ser gerentes da boca de fumo no futuro e não esperam viver mais que 25 anos. Dadinho é o caralho. Meu nome agora é Zé Pequeno... É... Essa passagem vem à memória.

E, conseguir coisas de qualquer jeito, é a forma mais fácil de afastá-las de quem tenta, já que as ações erradas acabam minando a vitória, a conquista.

Senão, vejamos rapidamente:
Você moça apaixonada, que ao invés de demonstrar o seu amor, você, para demarcar o terreno, é ultra-hiper-ciumenta... É... O que você acha que vai conseguir com isso ??? Ao invés de atrair o rapaz, vai é repeli-lo...

Você jovem executivo que está subindo na empresa, puxando os sacos certos e fazendo favores e os recebendo. Claro, isso é normal hoje em dia. É o chamado networking... Pois é... Agora, cargos baseados em amizade podem ir pro brejo. As pessoas mudam, ou então, mudam os seus amigos que deixavam suas costas quentes.

E, mesmo você que trabalha sério, pode ser prejudicado pelas "amizades", já que algum outro "amigo" pode passar à sua frente. É... Todos são iguais, mas, alguns, são mais iguais que os outros...

Não existe fórmula mágica para realizar coisas. Ninguém consegue nada a partir apenas de amizades, bajulação e favores. Pode até parecer que consegue algo, mas, é gigante de pés de barro, e, quando a queda vem, vem feia.

Quem vê somente o atalho, não percebe o terreno pantanoso que tem que trilhar para passar por ali. Só vendem a ideia do sucesso, mas, mais fácil é tudo ir por água abaixo depois. Não existe caminho fácil, e, trilhando os atalhos, os jeitinhos, a esperteza, você apenas acaba afastando suas possibilidades de alcançar realmente o que deseja.

A mídia e a ficção não falam do depois, do dia seguinte, de depois da vitória ou da conquista. Mas, todos nós sabemos que o que é mal ganho, sempre é mal gasto. E, quem faz errado, tem que fazer duas vezes: Uma a normal, a outra, pra consertar o erro...

E, se você vive num ambiente assim, procure outra coisa, não compactue com os desmandos e a maldade. A ética está voltando a ser apreciada hoje em dia. E, profissionais competentes  e éticos podem ter muito mais espaço. É só procurar com atenção.

E, evitem os atalhos, os jeitinhos, os golpes de esperteza. As vítimas serão vocês no final das contas.

Um comentário:

  1. Confesso que fico preocupada com o rumo que as coisas estão tomando.
    Não é o simples fato da existência do certo e errado, fazer a escolha do caminho correto, da moral e bons costumes.
    Diga-me que é moral?
    É o que uma determinada sociedade escolhe como correto, certo?
    Bem, assim fica difícil discernir o "certo" do "errado".
    Novamente falo sobre a sociedade moderna, onde o cara que não banca o esperto, é otário. Se não aproveitares as oportunidades com malícia, tu és um pobre coitado.
    É engraçado ver esta inversão de valores.
    Venho de uma família de velhos, que nasceram nas primeiras décadas do século passado. Fui criada dentro de uma rede de restrições de comportamento para com o próximo. Uma família que vem de uma educação pós guerra,com um certo amor a vida religiosa, a patria e a boa educação.
    Hoje em dia isto é besteira.
    Ser ateu é fashion.

    A pátria que deveria ser um referencial, é vista como uma porcaria ("não somos patriotas nem nacionalistas, gosto das cores dos States com as estrelas e as listas..."), e educação? Melhor nem tocar no assunto.
    Os pais não aguentam suas crias, deram tanta liberdade (dentro de uma libertinagem) que estes se sentem no direito de fazerem o que querem,os formadores de caráter, crítica e opinião, nossos mestres e educadores, estão cansados. Muitos mal preparados para a doscência, quem devia dar o exemplo,... É, dá um exemplo, não exatamente o que seria correto em termos antiquados, mas um exemplo que mais tarde retorna com toda força pra cima da sociedade, e deles próprios.
    A escola ensina a lutar pelos direitos (se não desacomodar a organização da escola, claro): Grito dos sem teto, sem terra, sem estudo, sem...
    Estamos numa era libertina, onde todos temos direitos individuais, mas deveres, estes devem ser compartilhados com todo mundo (vem ajudar que ninguém é de ferro!).
    As pessoas ditas cultas, detentoras do saber, sapiência da sociedade,trocam etiquetas de mercadorias em lojas, compram ítens de colegas e não pagam,chegam atrasados ao serviço, saem mais cedo para ir ao médico a manicure, não cuidam do patrimônio coletivo, pois entendem que se é coletivo é de todos e se é de todos, não é meu! Gostam se ser primeiros em tudo para assim não deixar nada, ou deixar apenas o resto para o próximo.
    Onde foi parar a bela educação e o respeito ao outro? Tudo bem, digamos que aceite que digam que a religião era uma forma de manipulação das massas(...), mas as pessoas respeitavam mais umas as outras.Hoje em dia as pessoas acham que bancando as espertas dar-se-ão melhor na vida.
    Tolos.
    Ouro de tolo, logo perde o brilho e assim verão, tarde demais, que perderam a melhor parte de suas vidas com futilidades. A sociedade em breve irá regurgitar em cima de nós todas este cancer que estamos criando.
    Em breve, se não dermos um jeito de melhorar nossos atos, nossos filhos, irmãos, amigos serão vítimas de nossa própria filosofia de vida, então será tarde demais para fazermos a nossa parte e dar um basta. Amargaremos as consequências de nossos atos. Choraremos calados por termos nos omitidos ou pior, por nossa sórdida e hipócrita adesão.

    ResponderExcluir