sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui...


Haiti ? Ou Angra dos Reis ?

No despertar dessa horrível tragédia que abalou o povo haitiano, com o pesar e toda a solidariedade cabíveis num momento tão difícil quanto este, devemos olhar também para dentro. Sim, para nosso tão sofrido país.
Senão, vejamos...

Segundo a folha, o Brasil doou 15 milhões de dólares, mais ajuda médica, mantimentos, remédios e equipamentos médicos. Vide a notícia aqui

E, não há nada de errado em ajudar nossos irmãos haitianos... Mas, estamos "doando" mais dinheiro que nações muito mais ricas do que nós. A Inglaterra doou 10 milhões, e a Rússia, só mandou tropas de resgate e médicos. Mas, não... Nós, o Brasil, somos um país rico do primeiro mundo. Por que não repartir nossa riqueza com nossos menos afortunados irmãos ?

Pior ainda, nós estamos com catástrofes naturais aqui, e, o que aconteceu em Angra dos Reis, no início do ano, também causou mortes e muito estrago material por lá. Fora uma época de chuvas que está castigando a região sul/sudeste, com quedas de pontes e mortos/desaparecidos no Rio Grande do Sul.

Então, a pergunta fatal: O Brasil está tão rico assim, que pode doar US$ 15 milhões para o Haiti ? E os nossos desabrigados ? E os nossos prédios derrubados ? E nossas pontes caídas ?

Sem falar no PAC (plano de aceleração do crescimento) que foi muito tímido nos seus resultados. Tá certo, o pessoal do governo vai dizer que a crise internacional também afetou o PAC. Ok. E o fome Zero ? A crise também afetou ?

Está claro que nosso presidente, que faz muito mais sucesso lá fora do que aqui, está se lançando numa grandiosa manobra de marketing pessoal. Lá fora ele é muito bem cotado, muito benquisto.

Quais seriam as ambições de nosso presidente, o filho do Brasil ? Depois de deixar a presidência, suceder a Ban Ki Moon ?

Quem sabe... Mas, se o "Filho do Brasil" não for indicado para um oscar, nosso presidente pode ser indicado para um leão de ouro em Cannes: Melhor propaganda pessoal visando a um cargo na ONU.